sábado, 24 de fevereiro de 2024

Zenita Guenther

Geovani Németh-Torres, Agosto de 2015 (atualizado em Agosto de 2019) 

* Publicado na Wikipédia.

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Zenita Guenther

1. Nome completo Zenita Cunha Guenther
2. Nascimento 19 de junho de 1935 (84 anos), Cruzeiro (SP)
3. Residência Lavras (MG)
4. Nacionalidade Brasileira
5. Ocupação Psicóloga
6. Principais trabalhos Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento
7. Prêmios Citação de Honra por Superior Academic Performance – University of South Florida (1970), Ordem do Mérito Educacional, da Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais (2001)
8. Página oficial http://aspatlavras.blogspot.com

Zenita Cunha Guenther, PhD, (Cruzeiro, 19 de junho) é doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade South Florida. Há 40 anos vem se dedicando à pesquisa e prática em Educação Especial para Dotados e Talentosos, envolvida na formação de professores em todos os níveis de ensino.

Foi educada na tradição humanista de Helena Antipoff, com quem estudou e trabalhou por vários anos, na Fazenda do Rosário, Minas Gerais. Após o doutorado, ingressou nos quadros da Universidade Federal de Minas Gerais, de onde se aposentou para seguir outros interesses profissionais relacionados ao desenvolvimento de talento e capacidade humana, trabalhando ativamente nessa área, no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Participa de eventos, escreve e publica extensamente no Brasil e exterior, tendo como catalisador de suas atividades o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), que fundou em 1993 em Lavras, Minas Gerais, onde reside[1].

É autora de 23 livros e publicações de maior porte, e mais de cem artigos, publicados em revistas especializadas e jornais no Brasil e exterior. Presta colaboração como palestrante, professora convidada e visitante em universidades, faculdades e entidades de preparação de professores, nos vários Estados do Brasil, e Portugal. Atualmente, além de Diretora Técnica da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT) e supervisora do CEDET, é consultora de várias entidades educacionais, e do movimento da Educação Inclusiva em todo o Brasil; conduz seminários em cursos de Mestrado e Doutorado, orienta e co-orienta mestrandos e doutorandos em Portugal, e no Brasil, participa de teses de mestrado e doutorado em várias universidades nesses países. Presta ainda consultorias e assessorias a vários órgãos públicos, prefeituras e Secretarias de Educação em todo o Brasil. Sua participação ativa no colegiado internacional se expressa por presença nos maiores congressos, eventos e associações como Conselho Mundial para Crianças Dotadas e Talentosas (WGTC) e Conselho Europeu para Capacidade Elevada (ECHA); é membro honorário da Associação Nacional para Estudos e Investigação na Sobredotação(ANEIS) e da Associação Portuguesa para as Crianças Sobredotadas (APCS), em Portugal, e Presidente Honorário do Conselho Brasileiro para Superdotação. Desde 2006 tem sua biografia publicada no “Who is Who in the World”, na área da Educação[2].

Bibliografia

(2018). O Talento Informático: Reconhecer e desenvolver. Lavras: ASPAT. 168 p.

(2013). Identificação de Alunos Dotados e Talentosos: Metodologia CEDET. Lavras: ASPAT.

(2013). Identificação de Alunos Dotados e Talentosos: Metodologia CEDET, Educação Infantil – Situar Precocidade Intelectual na Fase Pré-Escolar. Lavras: ASPAT.

(2012). Crianças Dotadas e Talentosas: Não as deixe esperar mais!. Rio de Janeiro: LTC. 112 p.

(2011). Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento. Lavras: UFLA. 220 p.

(2009). Nova Psicologia para a Educação. Bauru: Canal6. 207 p.

(2008). CEDET – 15 Anos. Lavras: UFLA. 5 v. (Coleção Debutante).

(2006). Capacidade e Talento: Um Programa para a Escola. São Paulo: EPU. 120p.

(2006). Desenvolver Capacidades e Talentos: Um Conceito de Inclusão. 2.ª ed., esse. E atual. Petrópolis: Vozes. 183 p. (Educação Inclusiva, 3).

(2000). Desenvolver Capacidades e Talentos: Um Conceito de Inclusão. 1.ª ed. Petrópolis: Vozes. 278 p.

(2000). Desenvolvendo Capacidade e Talento: Guia Básico para Trabalho a Partir da Escola Regular. Lavras: ASPAT. 107 p.

(2000). FREEMAN, J; GUENTHER, Z C. Educando os mais capazes: Idéias e ações comprovadas. São Paulo: EPU. 186 p.

(1998). Identificação do Talento pela Observação Direta. Lavras: FAEPE-UFLA. 70 p.

(1997). Educando o Ser Humano: Uma Abordagem da Psicologia Humanista. Campinas: Mercado das Letras; Lavras: UFLA. 272 p.

(1997). Anais do II Encontro Nacional sobre Educação de Bem Dotados. Lavras: FAEPE-UFLA.

(1995-2011). Guia de Orientação ao Voluntário. 1.ª ed. 1995 (Circular da Pró-Reitoria de Extensão, Ano IV, n. 1).; 2.ª ed. 2002; 3.ª ed. 2005; 4.ª ed. 2010; 5.ª ed. 2011.

(1995). CEDET – 1995: Um Programa de Atendimento ao Bem Dotado. Lavras: FAEPE-UFLA. (Circular da Pró-Reitoria de Extensão, Ano IV, n. 2).

(1994). Anais do I Encontro Nacional sobre Educação de Bem Dotados. Lavras: FAEPE-UFLA.

(1989). Conhecendo o seu aluno. Porto: ESSE Santa Maria.

(1985). Fundação José Carvalho: Uma Proposta educacional. Pojuca (BA): Fundação José Carvalho.

(1985). Fundação José Carvalho: Projetos Especiais. Pojuca (BA): Fundação José Carvalho.

(1984). Dez anos em prol do bem dotado. Belo Horizonte: Imprensa Oficial.

(1980). GUENTHER, Z. C.; COMBS, A. W. Educação de Pessoas. Belo Horizonte: UCMG/FUMARC.

Referências

[1] Rangni, Rosemeire de Araújo; COSTA, Maria da Piedade Resende da (2011). «A Educação dos Superdotados: História e Exclusão». Guarulhos. Revista Educação. 6 (2). ISSN 1980-6469. Consultado em 27 ago. 2015

[2] Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento. «Página da ASPAT/Lavras». Consultado em 29 ago. 2015. Arquivado do original em 3 de março de 2016

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