quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento

Geovani Németh-Torres, Março de 2011 (atualizado em Fevereiro de 2020) 

 * Publicado na Wikipédia

CEDET Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento

  1. Lema: Um passo à frente a cada ano
  2. Fundação: 4 de junho de 1993 (26 anos)
  3. Localização: Lavras, Minas Gerais, Brasil
  4. Bairro: Centro
  5. Endereço: Rua Átila Jose Ribeiro, 50
  6. CEP: 37200-058
  7. Coordenadora: Staël Maria Patto
  8. Mantenedor(a): Prefeitura Municipal de Lavras
  9. Pessoas importantes: Zenita Cunha Guenther (idealizadora)
  10. Alunos: 425
  11. Mensalidade: Gratuito
  12. Cores: Verde e Vermelho
  13. Afiliações: ECHA
  14. Página oficial: aspatlavras.blogspot.com.br
  15. Rede de ensino: Público
  16. Natureza: Educação Especial

O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) é um centro de Educação Especial idealizado pela educadora Zenita Guenther como um espaço físico e social estruturado para a dinamização da metodologia CEDET – “Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento”, cuja proposta é construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso matriculado em diferentes escolas, nos diversos sistemas e níveis de ensino[1].

A organização do CEDET apóia-se em um referencial teórico construído em bases derivadas do pensamento humanista em Educação, como documentado em Helena Antipoff, Abe Maslow, Art Combs, seus seguidores e colaboradores. Nessa maneira de pensar, a Educação abraça o compromisso de proporcionar oportunidade, intencionalidade e direção ao projeto educativo da criança talentosa e mais capaz, centrado não especificamente nos sinais de talento captados, mas nas áreas básicas à formação humanista: a própria pessoa (autoconceito); convivência com os outros (conceito do Outro) e relações com o ambiente (visão de mundo)[1].

O referencial pedagógico da metodologia CEDET apoia-se basicamente em elaborar um plano individual de trabalho para cada criança identificada, de acordo com seu domínio de potencial, respondendo às suas necessidades e interesses, e integrado ao trabalho da escola regular.

Ao longo de seus mais de vinte anos de trajetória, o CEDET conquistou reconhecimento pelos bons resultados alcançados na identificação e desenvolvimento de crianças com sinais de capacidade superior em algum domínio de capacidade humana[2][3], sendo objeto de reportagens em importantes veículos de comunicação nacionais, como o Globo Repórter, as revistas Época[4] e Superinteressante[5], além de um documentário de 2009 produzido pela TV Câmara da Câmara dos Deputados[6].

Em 2015 o CEDET foi convidado pelo Conselho Europeu para Capacidade Elevada (ECHA) para participar de uma rede de organizações similares na Europa e no mundo, sendo um dos únicos três centros de talentos sul americanos a ser acreditado pelo ECHA[7].

Atualmente existem centros de educação especial adotando a metodologia CEDET nas cidades de Lavras (MG), Assis (SP), Poços de Caldas (MG), São José do Rio Preto (SP)[8] e São José dos Campos (SP)[9].

Unidades
CEDET - Unidade de Lavras

A trajetória do CEDET inicia-se em 1992, com apoio do Rotary Club, quando então fora planejado como um centro comunitário. Assim, quinze escolas das redes pública e particular se alinham ao projeto, desejosas de atender seus alunos dotados. No ano seguinte, em 4 de junho de 1993 o CEDET foi incorporado oficialmente à prefeitura de Lavras através de uma lei municipal. Já em 1998 o Centro era reconhecido como referência nacional pela Secretaria de Educação Especial do MEC. Em 2003, frente a dificuldades com o poder político, o CEDET foi assumido como responsabilidade civil e técnica da Associação de Pais e Amigos de Apoio ao Talento (ASPAT), e em 2005 foi devidamente re-vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Lavras[10]. O CEDET está instalado em sede própria, o que possibilitava a realização de vários grupos de interesse desenvolvidos pelas três áreas de estimulação, sempre com imprescindível apoio voluntário da comunidade lavrense[11].

CEDET - Unidade de Assis

O atendimento às crianças e jovens com capacidade elevada em Assis nasceu da iniciativa da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Assis, que recebe da prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação apoio para a implantação do CEDET em março de 2009. O CEDET/Assis tem sede própria e está presente em 21 escolas municipais, 12 escolas estaduais e 2 escolas particulares do município e oferece intervenção educativa a cerca de 180 estudantes em desenvolvimento de planos individuais[8]. Realiza importantes eventos para os alunos e colaboradores do centro, como o Café Filosófico, a festa de Halloween, o Jantar dos Voluntários e o Encontro Intercultural: Aproximando Nações, que recebe anualmente os estudantes estrangeiros da cidade para palestras sobre seus respectivos países de origens. Com o apoio do Rotary Club de Assis, lançou, em 2013, um livro pela Editora Triunfal intitulado "Imagens Poéticas: Diferentes olhares", que traz uma amalgama de fotos dos alunos da atividade de Meio Ambiente. Hoje, sua sede se encontra equipada com computadores, uma vasta biblioteca, uma videoteca e é dividido em três ambientes que acomodam as áreas de interesse dos alunos. Como consequência, a comunidade externa reconhece o bom trabalho prestado pela Unidade de Assis, constantemente retratada em matérias jornalísticas.

CEDET - Unidade de Poços de Caldas

O CEDET/Poços de Caldas nasceu da iniciativa do rotariano João Otávio Veiga, que conheceu os ideais do CEDET/Lavras, e em 2009 recebeu da prefeitura e Secretaria Municipal de Educação apoio para implantação do CEDET. Em 2010, o CEDET instala sede própria e é oficialmente criado por lei[12]. Atualmente, o CEDET/Poços de Caldas atende 19 escolas do sistema municipal, e o trabalho direto alcança um total de 217 alunos, sendo 160 inscritos em plano individual, e 57 em processo de identificação de domínios de capacidade[8].

CEDET - Unidade de São José do Rio Preto

O CEDET/São José do Rio Preto nasceu da comunhão de diversas pessoas engajadas em ofertar um trabalho voltado ao desenvolvimento de alunos com "algo a mais" e do objetivo específico de encontrar uma metodologia apropriada para a identificação desse público-alvo na rede municipal. Em 2009, a Secretaria Municipal de Educação atenta à demanda criada pelo Ministério da Educação a incluir alunos com altas habilidades/superdotação aos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), convidaram Drª Zenita Guenther para uma reflexão com gestores educacionais do município e região. Em 2011 o CEDET de São José do Rio Preto instala-se no Complexo Integrado de Educação Ciência e Cultura (CIECC) e começa a divulgação do projeto na comunidade escolar e famílias, a capacitação dos facilitadores e professores, a coleta de dados de observação nas escolas e o levantamento dos primeiros grupos de alunos sinalizados. Em 2012, inicia-se o trabalho direto com os primeiros grupos de alunos e o CEDET/São José do Rio Preto, que é criado oficialmente[13]. Atualmente, o CEDET vem atendendo progressivamente o sistema municipal e estadual de ensino (abrangendo 29 escolas de um total de 35 municipais e 47 estaduais), formando um grupo de 71 alunos, sendo 43 com planos individuais de trabalho em andamento e 28 em iniciação[8].

CEDET - Unidade de São José dos Campos

O Programa Decolar surgiu originalmente em 2008, através de um convênio com a Fundação Valeparaibana de Ensino (FVE), e foi recriado oficialmente através da Lei municipal n. 9.936, de 3 de junho de 2019[14].

Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento

A Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT) é uma entidade de direito civil, e reconhecida de utilidade pública, com responsabilidade técnica e executora civil do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET). A ASPAT nasceu da necessidade de se congregar pais de crianças demonstrando capacidade superior e talento, além de outras famílias, pessoas, instituições e forças positivas da comunidade, para prover base de assistência e sustentação ao programa desenvolvido pelo CEDET, e assistir na divulgação e expansão do ideário próprio à educação e desenvolvimento de capacidade superior e talentos em nosso país.

A ASPAT foi constituída em outubro de 1993 na cidade de Lavras, Minas Gerais. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, e tem seus objetivos, e dinâmica de funcionamento, estabelecidos em regras estatutárias próprias. Em sentido geral destina-se a apoiar e conscientizar seus associados, bem como a comunidade, sobre a temática do desenvolvimento do talento, assistir ao processo educacional necessário a esse desenvolvimento, e pesquisar sobre a educação dos dotados e talentosos. Especificamente a ASPAT tem por objetivo apoiar, direta e indiretamente, o trabalho que realiza o CEDET junto a crianças, alunos das escolas públicas e privadas de Lavras, e algumas cidades vizinhas, que demonstram sinais de dotação e capacidade elevada. A identificação e recrutamento desses alunos é operacionalizado segundo processo científico, estudado e validado pela diretoria técnica da ASPAT, liderada pela Drª Zenita Guenther. A assistência educacional é dispensada no sentido de desenvolver a capacidade e cuidar da formação moral e da personalidade dessas crianças que, quando mal orientadas, podem facilmente se desviar e empregar sua capacidade em atividades, comportamentos e condutas anti-sociais, potencialmente tornando-se mais perigosas que outros indivíduos menos capazes.

Integra o elenco de atividades da ASPAT a promoção de eventos e situações de enriquecimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional destinados, tanto ao preparo e atualização da equipe que dirige o trabalho com as crianças, como dos voluntários, famílias e pessoas da comunidade interessados nesses assuntos e temas. Dentro desse referencial promove intercâmbio com outras entidades afins, para colaboração mútua e troca de experiências, tanto no Brasil como no exterior, notadamente Portugal[15][16], Reino Unido e Estados Unidos. A ASPAT foi honrada por três vezes com o Prêmio Assis Chateaubriand de responsabilidade social, por sua rede de voluntários. A premiação é promovida pela Unifenas, Netsu e TV Alterosa, sendo considerado um dos projetos de maior relevância social no sul e sudoeste de Minas Gerais.

Encontros Internacionais

Ao longo de sua história, o CEDET e a ASPAT realizaram onze encontros nacionais e internacionais de educadores de renome na área de Educação Especial. Todos estes eventos ocorreram em Lavras, exceto o VII e o X Encontros Internacionais, realizados em Poços de Caldas.

Ano Local Encontro Tema
1994 Lavras I Educação para Dotados e Talentosos: o Projeto do CEDET
1996 Lavras II Focalizando a Criatividade
1999 Lavras III Focalizando a Escola Pública
2000 Lavras IV Incluindo os Mais Capazes e Talentosos: Comunidade-Escola-Família
2002 Lavras V Talento e Capacidade Humana: o Desafio
2008 Lavras VI CEDET 15 anos: Dialogando com nossas bases teóricas
2010 Poços VII CEDET: Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento [17]
2011 Lavras VIII A Criança na Família: Dialogando com as Famílias de Crianças Dotadas
2013 Lavras IX Inclusão Social dos Mais Capazes: Um olhar além da escola
2015 Poços X Focalizando o ritmo de produção mental: Aceleração e Avanço Escolar
2018 Lavras XI CEDET – 25 anos desenvolvendo capacidade e talento[18]

Referências

[1] Guenther, Zenita Cunha (2011). Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento. Lavras: Ed. UFLA. ISBN 978-85-8127-000-5

[2] Heller, K. A.; Mönks, F. J.; Subotinik, R.; Sternberg, Robert (2000). International Handbook of Giftedness and Talent (em inglês) 2nd ed. Oxford: Pergamon. p. 828. ISBN 978-0-08-043796-5

[3] Eriksson, Gillian; Wallace, Belle (2006). «Diversity and Gifted Education: four Brazilian exemples». Diversity in Gifted Education. International Perspectives on Global Issues (em inglês). London: Routledge. p. 158-164. ISBN 978-0415361057

[4] Aranha, Ana (20 jun. 2009). «Como educar os gênios». Época (497). Consultado em 29 ago. 2015

[5] Ângelo, Cláudio (1998). «Brilhantes por natureza». Superinteressante (133). Consultado em 29 ago. 2015

[6] Siqueira Neto, Dulcídio (2009). Crianças Capazes (Video (22 minutos)). Brasília: TV Câmara. Consultado em 29 ago. 2015

[7] «European Talent Support Network». European Council for High Ability. 23 abril 2016. Consultado em 27 janeiro 2018

[8] Guenther, Zenita Cunha; Chula, Renata; Carvalho, Josiane Patrícia de (2013). Livro de Registros e Documentos do IX Encontro Internacional de Educadores do CEDET/ASPAT. Lavras: ASPAT

[9] Pessoa, Paula (13 de abril de 2018). «Programa Decolar vai atender alunos dotados da rede municipal». Prefeitura de São José dos Campos. Consultado em 5 de outubro de 2018

[10] Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (2013). «Linha do Tempo». Informativo ASPAT-CEDET (4). Consultado em 29 ago. 2015

[11] Németh-Torres, Geovani (2018). «Linha do Tempo do CEDET de Lavras». XI Encontro Internacional de Educadores do CEDET-ASPAT: Manual do Participante

[12] «Lei complementar n. 116, de 20 de agosto de 2010. Dispõe sobre a criação do CEDET - Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento de Poços de Caldas» (PDF). Consultado em 29 ago. 2015

[13] «Lei complementar n. 365, de 24 abril de 2012. Altera dispositivos da Lei Complementar nº 104, de 22 de julho de 1.999». Consultado em 14 jun. 2019

[14] «Lei n. 9.936, de 3 de junho de 2019. Dispõe sobre a criação do Programa Decolar - desenvolvimento máximo das características de dotação e talento das crianças e adolescentes talentosos - de São José dos Campos.». Câmara Municipal de São José dos Campos. 3 jun. 2019. Consultado em 14 jun. 2019

[15] Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas. «Página da APCS». Consultado em 29 ago. 2015

[16] Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. «Página da ANEIS». Consultado em 29 ago. 2015

[17] CEDET/Poços de Caldas. «VII Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos». Consultado em 29 ago. 2015

[18] Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (1.º mar. 2018). «XI Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos». Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento. Consultado em 17 maio 2018

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