sábado, 3 de fevereiro de 2024

O proceder de um cavalheiro na Igreja

Procedimento na Igreja

1. A igreja é a casa de Deus e lugar de oração: “Minha casa será chamada casa de oração” (Mt 21, 13). Por isso, nela não deves fazer rumor, conversar ou rir, mas expandir os afetos de teu coração para com Deus.

2. Quando entrares na igreja, toma água benta e faze o sinal da cruz. Faze inclinação ao altar, se aí só houver o crucifixo ou alguma imagem; faze genuflexão simples, se houver o Santíssimo, e genuflexão dupla, se o Santíssimo estiver exposto.

3. Depois de breve oração, se vieste à igreja para visitá-la, podes levantar-te e, não havendo nenhuma função religiosa, faze tua visita sem perturbar os outros. Se estiveres com algum companheiro, poderás precisando trocar com ele algumas palavras, mas em voz baixa, sem leviandade. Fica, porém, sempre afastado de quem reza, para não incomodares. Quantos, nestas ocasiões, se mostram levianos e irreverentes!

4. Nunca te ajoelhes com um joelho só, apoiando-te no outro com o cotovelo. Não te sentes sobre os calcanhares, a maneira dos cachorrinhos, nem te deites sobre o espaldar do banco da frente, fazendo arco com o corpo.

5. Durante as sagradas funções, abstêm-te de bocejar, dormir, voltar-te de um lado para outro, e, especialmente de cochichar ou rir com os companheiros.

6. Ouve com atenção os sermões e instruções morais. Não sejas dos que perturbam o pregador e os ouvintes: tossindo, assoando-se, trocando de lugar ou fazendo ranger os bancos. Não saias nunca do sermão sem algum bom pensamento ou máxima para praticar.

7. Fica mal sair da igreja durante o sermão ou durante a bênção do Santíssimo Sacramento. Se alguém não puder ficar até o fim, deve retirar-se antes do início de tais atos; mas durante os mesmos, é preciso prestar-lhes toda atenção, evitando perambular pela igreja ou rezar nos altares laterais. Estas são as regras de religião e de boa educação.

8. Dá grande importância ao estudo da Santa Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana e à sua prática, como fazem os homens verdadeiramente grandes. Aquele que não estuda a doutrina católica por preguiça e negligência peca mortalmente: “Cometem falta grave aqueles que, por negligência ou má vontade, não a quiserem aprender” (2º Catecismo da Doutrina Cristã, lição preliminar, 15).

9. Não cuspas nunca no pavimento, porque isso, além de ser anti-higiênico e incivil, expõe os vizinhos ao perigo de se enxovalharem.

10. Sê recolhido, mesmo ao sair da igreja. Não te apresses para sair por primeiro, nem te detenhas a falar ou rir perto da porta. — Prepare-se para a Santa Missa com o máximo de piedade, e não saia da mesma, sem antes fazer uma piedosa ação de graças.

11. Quando cantares os cânticos sagrados, observas as devidas pausas. Não faças dissonâncias de voz, gritando ou cantando fora de tom, ou prolongando os finais das estrofes ou refrões. Não abras nunca a boca só para fazer ostentação da tua voz; pensa ao invés que, com o canto, honras ao Senhor, e que à tua voz fazem eco os anjos do céu: “Quem canta reza duas vezes” (Santo Agostinho, En in Psal. 72, 1) — Quando fores desentoado para cantar, não invejes aqueles que receberam esse dom, mas fica feliz em ouvir a voz melodiosa de seus amigos, e agradeça a Deus por isso. Ao invés de desanimar ou de perseguir os que sabem cantar, peça ajuda, e assim, com teu esforço e com a graça de Deus, aos poucos corrigirá a tua voz.

12. Tua oração seja freqüente e fervorosa, nunca feita de má vontade ou com perturbação dos outros: “Orai sem cessar” (1 Ts 5, 17). Deves rezar as orações prescritas com atenção, devoção e respeito. Quando rezares em comum, não levante demais a voz, nem rezes tão baixo que não sejas ouvido. Dize as orações com as devidas pausas e no mesmo tom dos outros.

13. Durante a oração em comum; não faças leituras piedosas nem rezes outras orações.

14. É falta de piedade e de educação, voltar-se para ver quem entra ou quem sai da igreja.

15. Se tiveres a ventura de ajudar a missa, procura conhecer e observar com exatidão as cerimônias, especialmente as inclinações e genuflexões. Muito asseio nas roupas e nas mãos, seriedade e devoção.

16. Acontecendo vir a teu lado um senhor ou senhora de mais idade, cede-lhes teu lugar, se for preciso.

17. Arremedar as cerimônias sagradas demonstra má educação e provoca os castigos de Deus. Entrar em templos de outra religião, mesmo por amor a arte, deve ser coisa excepcional, e nunca em tempo de funções religiosas, para evitar perigos e para não dar escândalo.

18. Na igreja, não se saúdam amigos e conhecidos. Em casos excepcionais, fá-lo-ás com simples inclinação de cabeça e nunca com aperto de mão.

19. Pêsames e parabéns dar-se-ão fora da igreja, na saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário