sábado, 15 de agosto de 2020

Imagem do Bom Jesus da Cana Verde


Com a reabertura da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um aspecto sutil de sua restauração pode ser observado pelos lavrenses. Tal como, depois de 38 anos, a cruz foi reinstalada sobre o telhado, após 17 anos, uma nova cana verde foi recolocada na imagem que recebe este nome.

Apesar do realismo da peça, trata-se um cana esculpida em madeira e pintada em cor apropriada, obra também feita pelo escultor e restaurador, Alexandre Reis. Aliás, ele também foi responsável pela restauração das imagens do presépio da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, datados da década de 1930.

Sobre a imagem de Bom Jesus da Cana Verde, ela atende à passagem do Evangelho na qual os soldados coroaram Jesus e colocaram uma cana ou vara em sua mão, para zombar dele. 

"Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e a reuniram toda a tropa ao seu redor. Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: “Salve, rei dos judeus!” Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo". (Marcos 15.16-20). 

Para lembrar os sofrimentos do Salvador, as imagens que mostram Jesus carregando uma cana com a coroa na cabeça recebem por essa devoção o título "Senhor da Cana Verde". Essa devoção por vezes é associada às comunidades agrícolas com a cana de açúcar, que pedem bênção para suas colheitas.

A imagem de Bom Jesus da Cana Verde data de finais do Século XVIII e faz parte dos bens tombados integrados à Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário