sábado, 22 de agosto de 2020

Lavras registra recorde histórico na pontuação do ICMS Patrimônio Cultural

O Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) divulgou, em julho último, as notas dos municípios mineiros participantes do programa ICMS Patrimônio Cultural, relativas às atividades desenvolvidas em 2019. A pontuação de Lavras foi de 18,20 pontos, a maior nota da história recebida por nosso município desde o início deste programa, em 1996. De fato, com esse resultado, a cidade ficou em primeiro lugar no Sul de Minas e em terceiro no Campo das Vertentes, após Tiradentes (20,15) e São João del-Rei (35,57).

O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo do Governo de Minas para preservação do patrimônio cultural do Estado, por meio de repasse dos recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e suas referências culturais através de políticas públicas relevantes. O programa, que completa 25 anos em 2020, estimula as ações de salvaguarda dos bens protegidos pelos municípios por meio do fortalecimento dos setores responsáveis pelo patrimônio das cidades e de seus respectivos conselhos em uma ação conjunta com as comunidades locais. 

A pontuação é conquistada através de uma avaliação feita pelo IEPHA dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura, com acompanhamento do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Lavras. Quanto mais e melhor forem os investimentos, mais recursos são repassados para os municípios, resultando num ciclo virtuoso que permitirá que ainda mais ações sejam feitas.

Entre as ações realizadas, destacam-se a participação de Lavras na VII Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais e a promoção do III Fórum do Patrimônio Cultural de Lavras, bem como outras atividades de Educação Patrimonial realizadas nas escolas, ações de difusão cultural como a edição da Revista do Patrimônio Cultural de Lavras, e investimentos de conservação e restauração de bens tombados, como a recuperação do passeio no entorno da Igreja do Rosário e pintura interna e externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário