Uma informação que talvez muitos lavrenses mais novos ignoram é que nossa cidade já teve vôos comerciais diários nos anos 50!
De acordo com um mapa de horários de decolagens disponível nos arquivos do Museu Bi Moreira, havia vôos matutinos e vespertinos para várias cidades de Minas Gerais, além de Rio de Janeiro e São Paulo. Segue a lista:
· Belo Horizonte: 2.as, 3.as, 4.as, 6.as.
· Rio de Janeiro: 2.as, 3.as, 4.as, 6.as.
· São Paulo: Sábados.
· Governador Valadares: 2.as, 4.as, 6.as.
· Cambuquira: 2.as, 6.as.
· Caxambu: 3.as, 4.as.
· Patos: 4.as.
· Montes Claros: 4.as.
· Alfenas: Domingos.
· Guaxupé: Domingos.
· Passos: Domingos.
É pouco ou quer mais? Considerando que as vias terrestres de então eram precárias e que o desenvolvimento do sistema férreo nunca fora prioridade do governador (e depois presidente) Juscelino Kubitschek, a aviação era nos Anos Dourados o modo mais eficaz de transporte – e o mais chic. Além de permitir que lavrenses fizessem longas viagens em um relativamente curto espaço de tempo, o aeroporto também trazia visitas ilustres, como os principais times cariocas de futebol, que aqui jogavam amistosos com a Olímpica. Mas essa história fica para depois...
:-:-:
Visite também:
Lembro de um dia de Sol, não tenho certeza, mas, acredito ter sido entre 1954 e 1956, ter ido acompanhado dos meus avós, ver um avião DC-3 da Cia. Aérea Nacional, no Aeroporto de Lavras.
ResponderExcluirPara mim foi um momento único, ver um AVIÃO ENORME, de tão perto.
Bons tempos foram aqueles...