domingo, 1 de maio de 2011

O Aeroporto da Baunilha

Em maio de 2010 foi inaugurado o aeroporto de Lavras, com pista de 1.500 metros apta a receber aviões de até cinquenta passageiros. Todavia as linhas comerciais ainda não estão operando.

A história do Aeroporto da Baunilha remonta aos anos 1940, de acordo com o relato de Valério Antônio Júlio disponível no livro de José Alves de Andrade [Lavras, Sua História, Sua Gente, v. I, 2002]. O antigo campo de aviação foi construído graças à doação de um terreno pelo empresário português Antônio Vaz Monteiro e ao trabalho anônimo da comunidade que se cotizou para realização daquele empreendimento, entre setembro de 1942 a julho de 1943. A inauguração foi em 20 de julho daquele ano. A memória do benemérito lusitano preservou-se batizando o hangar do aeroporto com seu nome – Vaz Monteiro é também a denominação de um hospital em Lavras que o mesmo ajudou a construir naqueles tempos.







Década de 1950: Passageiros aguardam o embarque num Douglas DC-3/C-47 da companhia Nacional no antigo aeroporto de Lavras [Arquivo Histórico da UFLA].


Nenhum comentário:

Postar um comentário