domingo, 29 de agosto de 2021

Comendadores da Imperial Ordem da Rosa

José Esteves de Andrade Botelho e José Jorge da Silva foram os dois principais líderes políticos lavrenses no Século XIX -- o primeiro pelo Partido Conservador, o segundo pelo Partido Liberal.

Apesar da rivalidade durante a Revolução de 1842, eram adversários cordiais, cooperando para a prosperidade municipal através de projetos como o da navegação a vapor.

As boas obras de ambos foram reconhecidas pelo imperador d. Pedro II, que os dignificou como oficiais da Imperial Ordem da Rosa. Eis o motivo de José Esteves ser mais conhecido como comendador, conforme nome de importante rua lavrense. Por outro lado, José Jorge, apesar de também ser comendador, preferia  ser reconhecido pelo título de doutor, uma vez que era bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra.




A Ordem da Rosa é uma ordem honorífica brasileira. Foi criada em 27 de fevereiro de 1829 pelo imperador d. Pedro I, para perpetuar a memória de seu matrimônio, em segundas núpcias, com d.ª Amélia de Leuchtenberg. Seu desenho foi idealizado por Jean-Baptiste Debret.

A comenda foi abolida com o golpe de 1889. Contudo, a principal comenda republicana, a Ordem Nacional do Mérito, tem seu desenho diretamente inspirado na Ordem da Rosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário