quarta-feira, 7 de outubro de 2020

A preservação do patrimônio cultural de Lavras


No dia 17 de agosto comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico Nacional, uma homenagem à data de nascimento do advogado Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), primeiro Diretor do IPHAN ( Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ). De fato, documentos recentemente localizados mostram que ele foi personagem-chave na preservação da Igreja do Rosário nos anos 1940, atendendo ao clamor da população lavrense pela proteção daquele patrimônio histórico e artístico.

Acatando ao disposto no artigo 216 da Constituição Federal, o município de Lavras possui políticas de proteção ao patrimônio histórico, como a existência do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Lavras, estabelecido em 1997, no qual poder público e sociedade civil se reúnem para deliberar e zelar pela preservação de nosso patrimônio. Vale lembrar que, em 2017, uma nova lei municipal reestruturou as medidas de proteção ao patrimônio de forma bem ampla, permitindo inclusive aos cidadãos requererem tombamentos voluntários de bens de sua propriedade, e também auxiliarem na fiscalização do patrimônio cultural, por meio de denúncias feitas pelos diversos canais de comunicação mantidos pela Administração Pública Municipal.

Infelizmente, atos criminosos de vandalismo têm ocorrido em um de nossos bens mais simbólicos, a Praça Dr. Augusto Silva. Tais atos não respeitam os espaços públicos de convívio social, nem a herança recebida e memória transmitida de personagens ilustres de nossa terra. Mesmo quando não são danos irreparáveis, os vandalismos causam transtornos à população, além de onerar os cofres públicos com gastos em obras de restauração.

Sendo que prevenir é melhor que remediar, a prefeitura de Lavras promove e estimula ações de Educação Patrimonial em todas as escolas municipais. De fato, quando as crianças formam vínculos de identidade com nossos bens culturais, não só os vandalismos tendem a cessar a longo prazo, como a cidade se torna mais bela, agradável e rica. Assim, sem dúvida, preservar o patrimônio é uma medida de sua importância, um ato de civismo que proporciona aumento na qualidade de vida de nossos cidadãos. 

Feliz Dia do Patrimônio Cultural!

Fonte: Prefeitura Municipal de Lavras, 17 de agosto de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário