John Henry Wheelock (21/01/1898 – 05/03/1961) |
John Henry Wheelock nasceu em 21 de janeiro de 1898 na pequena cidade de Colfax em Iowa, Estado americano de grande tradição agrícola. Diplomou-se em 1920 em Agronomia no Iowa State College e em 1921 no Agricultural and Mechanical College of Texas.
Veio para o Brasil em 1922, lecionando na UFLA quando então era apenas Escola Agrícola de Lavras. Trata-se de uma época marcante, pois foi quando se deu a I Exposição Agropecuária e Industrial de Minas Gerais, o lançamento da revista “O Agricultor”, a inauguração do prédio Álvaro Botelho (sede do Museu Bi Moreira) e a organização do Grêmio Agrícola (ancestral do DCE).
Em 1924 Wheelock casou-se com Katherine Bookwalter, brasileira de origem americana nascida
Em 1926 torna-se o segundo diretor da Escola Agrícola, sucedendo Benjamin Hannicutt, função esta que ocuparia por vários anos em mandatos distintos até a década de 1950. É por isso alcunhado como “O Consolidador” da obra de Gammon e Hannicutt.
Neste período fez várias viagens aos Estados Unidos aprimorando seus conhecimentos científicos e se especializando em Ecologia, Fitopatologia, Agrologia e Fruticultura Sub-Tropical.
Wheelock, sempre simpático ao lidar com a gente simples das áreas rurais de Lavras, era conhecido por estes como “Sô Mister”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário