Desde 1964, a CEMIG detém a concessão para exploração da Usina Hidrelétrica Funil (UHE Funil) conforme Decreto nº 54.705. Os Estudos de Viabilidade e o projeto básico foram realizados na década de 90 e a solicitação do licenciamento ambiental protocolada na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).
Em dezembro de 1994, após análise dos Estudos de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA), a Licença Prévia (LP) foi concedida pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM). Em março de 1996, foi assinado o Protocolo de Intenções para a constituição do Consórcio Empreendedor com vistas à implantação e operação da UHE Funil.
Em fevereiro de 1997, foi assinado o Contrato de Constituição do Consórcio AHE Funil, tendo como consorciadas as empresas Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), Companhia Ferroligas de Minas Gerais (Minasligas), Mineração Rio Novo e Samarco Mineração. Em 07 de junho de 2000 a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estabeleceu à CEMIG, detentora da concessão e responsável pela apresentação do Contrato de Constituição do Consórcio Empreendedor, os prazos para o aproveitamento comercial do potencial hidrelétrico Funil.
O Consórcio Empreendedor foi constituído em 15 de junho de 2000, pelas empresas VALE (51%) e CEMIG (49%). Essa constituição deu-se através da transferência de cotas das empresas do Consórcio anterior. Para a construção da UHE Funil o Consórcio AHE Funil contratou, em 18 de agosto de 2000, o Consórcio Construtor Funil, formado pelas empresas IMPSA, Servix/Mendes Júnior, Spec, Orteng, Delp e Ultratec.
A Licença de Instalação (LI) foi concedida em 01 de setembro de 2000 e os trabalhos de mobilização e instalação do canteiro de obras foram iniciados. Em 16 de maio de 2002, para a execução das obras civis nas áreas do barramento, vertedouro e casa de força, foi realizado o desvio do rio Grande.
A Licença de Operação (LO) foi concedida em 08 de novembro de 2002, sendo executado o fechamento das comportas do vertedouro e o início do enchimento do reservatório. Com potência instalada de 60MW, a primeira Unidade Geradora de energia elétrica entrou em operação comercial em 23 de janeiro de 2003.
A segunda Unidade Geradora iniciou a operação comercial em 04 de junho de 2003. Em 04 de julho de 2003, a terceira e última Unidade Geradora de energia elétrica entrou em operação comercial. A partir daí a UHE Funil estava em pleno funcionamento com 180MW de potência, distribuídos em três unidades de 60MW cada. O requerimento da reativação da LO da UHE Funil foi realizado em agosto de 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário