Em junho de 1941, surgiu, em Lavras, Sul de Minas Gerais, o Hospital das Crianças, que mais tarde veio a se chamar Hospital Vaz Monteiro de Assistência à Infância e à Maternidade. Os fundadores foram: o Sr. Antônio Vaz Monteiro; Sr. Procópio Alvarenga e o Dr. Dilermano Leite Corrêa.
Ao se conhecerem, os três decidiram colocar em prática o sonho de construir um hospital que prestasse assistência às crianças e às gestantes numa sequência dinâmica de prevenção e manutenção da saúde, uma vez que, naquela época, o índice de mortalidade infantil era muito grande, o que os deixava muito tristes.
Durante as décadas de 50 e 60, a instituição exerceu importante papel nos serviços de saúde da região, principalmente em relação ao atendimento materno-infantil em em cirurgias gerais, assim como atendimentos cardiológicos e clínicos.
Neste período, muitas evoluções aconteceram na medicina e o 'Vaz Monteiro', com todas as limitações impostas por um país em desenvolvimento, acompanhou, evoluiu e chegou aos dias de hoje com uma estrutura hospitalar comparável a das melhores organizações dos grandes centros urbanos.
A atuação da instituição abrange uma região com, aproximadamente, 450 mil habitantes. A cidade de Lavras, e consequentemente o hospital, são referência para mais de trinta cidades vizinhas, entre elas Bom Sucesso, Campo Belo, Carmo da Cachoeira, Carrancas, Ijaci, Itutinga, Luminárias, Nazareno, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho, Santo Antônio do Amparo e outras.
Hoje, com 68 anos de trabalho em prol da saúde, o atendimento médio mensal do Hospital Vaz Monteiro é de 10 mil pessoas. Dessas, são internadas, em média 470 pessoas, realizadas cerca de 270 cirurgias, além de, aproximadamente, 4.100 atendimentos ambulatoriais. Mais de 60% das internações se referem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em 2004, sob o comando de uma nova equipe administrativa, juntamente com o apoio incondicional de seu corpo clínico, o Hospital Vaz Monteiro buscou o resgaste de sua estrutura física. Veja a seguir os principais acontecimentos da instituição ao longo desses 5 anos:
Dezembro de 2005: Reestruturação da Maternidade e da Pediatria;
Setembro de 2006: Revitalização das portarias da internação e dos dois Pronto Atendimentos (adulto e pediátrico);
Novembro de 2006: Reestruturação do novo Centro Cirúrgico;
Maio de 2007: Reestruturação da Ala D para internações;
Setembro de 2007: Reestruturação do CTI para adultos;
Abril de 2008: Inauguração da Lavanderia Hospitalar;
Setembro de 2008: Ampliação do Centro Cirúrgico e da Maternidade;
Dezembro de 2008: Inauguração dos novos setores – Hemosul (Intituto de Hemodinâmica do Sul de Minas); da Farmácia Hospitalar e do Departamento Financeiro;
Março de 2009: Ampliação do Pronto Atendimento para adultos;
Agosto de 2009: Inauguração da Ala E de internações;
Fevereiro de 2010: Inauguração da nova CME;
Está programado para os próximos meses: Inauguração do Centro de Estudos e do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME); a reestruturação do setor de radiodiagnóstico e do Serviço de Nutrição e Dietética (SND); ampliação da UTI Neonatal e Pediátrica e do CTI para adultos com serviço de hemodiálise.
Fonte: Site.
Nenhum comentário:
Postar um comentário