terça-feira, 28 de setembro de 2021
sábado, 25 de setembro de 2021
História da Biblioteca Pública Municipal de Lavras
Poucos lavrenses sabem, mas um dos primeiros bibliotecários de Minas Gerais, pelos idos de 1828, foi o padre Francisco de Assis Brasiel, que atuava na Livraria Pública de Vila de São João del-Rei, fundada pelo jornalista Baptista Caetano d’Almeida. Brasiel era um sacerdote mulato e gordinho, apelidado por “Padre Tutu”, e foi figura importante nos primeiros tempos da vila de Lavras, onde fora professor e promotor público.
Em 1908, foi inaugurada a biblioteca do Grupo Escolar de Lavras pelo prof. Firmino Costa. Nas palavras do ilustre professor, “a leitura talvez seja o melhor remédio contra os passatempos que atiram os homens fora da estrada do dever” e, por isso, a biblioteca escolar tinha a característica de ser também aberta a toda comunidade lavrense.
Ainda na primeira metade do Século XX, existia já uma biblioteca pública lavrense, que foi reorganizada e ampliada em 9 de dezembro de 1949 através de uma campanha promovida pela Sociedade dos Amigos de Lavras, cujo setor educativo era dirigido pela prof.ª Meirinha Botelho, auxiliada pelas professoras Nely Grego e Ester Pereira de Carvalho. Esta biblioteca ficava no prédio da prefeitura municipal, atual Casa da Cultura, sendo posteriormente transferida para as dependências do Instituto Gammon.
quarta-feira, 22 de setembro de 2021
quinta-feira, 16 de setembro de 2021
segunda-feira, 13 de setembro de 2021
sexta-feira, 10 de setembro de 2021
terça-feira, 7 de setembro de 2021
sábado, 4 de setembro de 2021
quarta-feira, 1 de setembro de 2021
Assinar:
Postagens (Atom)