[Acervo Renato Torres Libeck]
Observatório Astronômico do Colégio Nossa Senhora Aparecida (anos 1960).
Perguntei informações sobre o dito observatório no grupo "Memórias de Lavras" do Facebook e obtive resposta do sr. Paulo Roberto da Silva:
"me lembro desse observatório do CNSA, construído no alto da colina, no meio de uma pastagem, do outro lado do córrego da Santa Casa. Ficava no exato local onde está hoje o Uni-Lavras. O seu teto metálico tinha uma abertura escamoteável, de uns 50/60 cm de largura e que ia do cume até a base do semi-cilindro, que girava 360 graus sobre trilhos. Era uma delicia para as crianças do colégio. Foi construído no final da década de 1950. Padre Raimundo Weilhermann era o professor de Física e era o grande entusiasta desse observatório. Prof Oswaldo Louzada era o professor de Geografia e gostava de falar sobre os astros para nós, seus alunos do 1ª ano do curso Científico, em 1961. O observatório era o seu êxtase e certamente foi ele quem incentivou os padres a construí-lo. Não sei dizer até que ano ele permaneceu naquele local".
Me lembro desse observatório do CNSA, construido no alto da colina, no meio de uma pastagem, do outro lado do córrego da Santa Casa. Ficava no exato local onde está hoje o Uni-Lavras. O seu teto metálico tinha uma abertura escamoteável, de uns 50/60 cm de largura e que ia do cume até a base do semi-cilindro, que girava 360 graus sobre trilhos. Era uma delicia para as crianças do colégio. Foi construído no final da década de 1950. Padre Raimundo Weilhermann era o professor de Física e era o grande entusiasta desse observatório. Prof Oswaldo Louzada era o professor de Geografia e gostava de falar sobre os astros para nós, seus alunos do 1ª ano do curso Científico, em 1961. O observatório era o seu êxtase e certamente foi ele quem incentivou os padres a construí-lo. Não sei dizer até que ano ele permaneceu naquele local.
ResponderExcluirDa casa de meus pais na Rua Misseno de Pádua 43, era possível avistar o observatório imponente no alto da colina. Alguém sabe se ele ainda existe ou foi demolido para dar lugar à Uni-Lavras?
ResponderExcluir