domingo, 12 de junho de 2016

Observatório de Lavras

[Acervo Renato Torres Libeck]

Observatório Astronômico do Colégio Nossa Senhora Aparecida (anos 1960).

Perguntei informações sobre o dito observatório no grupo "Memórias de Lavras" do Facebook e obtive resposta do sr. Paulo Roberto da Silva:

"me lembro desse observatório do CNSA, construído no alto da colina, no meio de uma pastagem, do outro lado do córrego da Santa Casa. Ficava no exato local onde está hoje o Uni-Lavras. O seu teto metálico tinha uma abertura escamoteável, de uns 50/60 cm de largura e que ia do cume até a base do semi-cilindro, que girava 360 graus sobre trilhos. Era uma delicia para as crianças do colégio. Foi construído no final da década de 1950. Padre Raimundo Weilhermann era o professor de Física e era o grande entusiasta desse observatório. Prof Oswaldo Louzada era o professor de Geografia e gostava de falar sobre os astros para nós, seus alunos do 1ª ano do curso Científico, em 1961. O observatório era o seu êxtase e certamente foi ele quem incentivou os padres a construí-lo. Não sei dizer até que ano ele permaneceu naquele local".

2 comentários:

  1. Me lembro desse observatório do CNSA, construido no alto da colina, no meio de uma pastagem, do outro lado do córrego da Santa Casa. Ficava no exato local onde está hoje o Uni-Lavras. O seu teto metálico tinha uma abertura escamoteável, de uns 50/60 cm de largura e que ia do cume até a base do semi-cilindro, que girava 360 graus sobre trilhos. Era uma delicia para as crianças do colégio. Foi construído no final da década de 1950. Padre Raimundo Weilhermann era o professor de Física e era o grande entusiasta desse observatório. Prof Oswaldo Louzada era o professor de Geografia e gostava de falar sobre os astros para nós, seus alunos do 1ª ano do curso Científico, em 1961. O observatório era o seu êxtase e certamente foi ele quem incentivou os padres a construí-lo. Não sei dizer até que ano ele permaneceu naquele local.

    ResponderExcluir
  2. Da casa de meus pais na Rua Misseno de Pádua 43, era possível avistar o observatório imponente no alto da colina. Alguém sabe se ele ainda existe ou foi demolido para dar lugar à Uni-Lavras?

    ResponderExcluir