terça-feira, 25 de outubro de 2011

Centenário do Bonde

Mais uma vez o jornalista Eduardo Cicarelli -- que considero nosso maior historiador e memoralista lavrense vivo -- nos brinda com um excelente artigo sobre a história dos bondes de Lavras, cuja linha fora inaugurada em 1911 e que perdurou até 1967. Confira a reportagem no Jornal de Lavras e na edição impressa do LavrasNews. (Ano X, n. 528. Lavras. 22 out. 2011).  

. . . .

Publicada em: 19/10/2011 08:28 - Atualizada em: 19/10/2011 14:16
Há cem anos era inaugurada a linha de bondes em Lavras - veja fotos
Belo Horizonte, Juiz de Fora e Lavras, as três únicas cidades mineiras que possuíam bondes na época.

Foto histórica da Estação do Bonde. Ao fundo, a Igreja do Rosário

Na sexta-feira, dia 21, é uma data muito importante para ser lembrada, principalmente por aqueles que gostam da história do município. Há cem anos era inaugurada a linha de bondes na cidade, uma iniciativa do ex-presidente da Câmara Municipal e na época deputado, o conceituado advogado Álvaro Botelho.
O material para a instalação da linha de bondes foi encomendado da Alemanha, da Siemens. Os bondes pertenciam a Rede Mineira de Viação, eles foram instalados na administração do engenheiro Francisco Manoel das Chagas Dória e inaugurado na administração de Carlos Euler.
Em agradecimento ao trabalho do engenheiro Francisco Manoel Chagas Dória, a rua, que na época era a de entrada da cidade, foi denominada de Chagas Dória.
O serviço de bonde contava com uma linha de três quilômetros, ligando a Estação Municipal ao extremo da cidade. Eram dois carros de passageiros, um reboque e um trole para o transporte de mercadorias e bagagens.
No centro da cidade, na praça Barão de Lavras, foi construída uma estação, mais para cima, onde hoje é o prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), foi construída a garagem e a distribuidora.
A euforia da inauguração, que representou um grande passo para o progresso de Lavras, levou a Câmara Municipal a denominar uma rua de Lavras de "21 de Outubro", o dia da inauguração do serviço de bondes.
Na ocasião, fizeram uso da palavra os deputados federais: Álvaro Augusto de Andrade Botelho e Lamounier Godofredo, arrancando aplausos da multidão que compareceu à solenidade de inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário