terça-feira, 1 de novembro de 2011

Luiz Teixeira da Silva, memórias de um lavrense

Convido-os a visitarem a página de Luiz Teixeira da Silva, artista local de grande talento. O sr. Luiz é também filatelista (colecionador de selos), uma saudável atividade que desde a infância aprendi a gostar visitando sua antiga lojinha de venda de selos, moedas, cédulas e cartões telefônicos para coleção.

Confira seus textos e imagens!





Simplesmente uma história real
Alessandro Del Fiume foi um cidadão italiano nascido na medieval cidade de Florença, em 1871. Já quarentão apareceu aqui em Lavras no início de 1911. Era um artesão na confecção de flores em papel e nos mais variados tipos de tecido. Anunciava, através de boletins, um processo moderno de fabricação patenteado por ele em vários paises da Europa, na Argentina e no Brasil. Prometia ensinar em 5 dias por 80$000 pagáveis no final do curso. Quem não aprendesse não pagaria. Era portador de farta documentação recomendando-o como cidadão reto e digno de freqüentar qualquer residência ou instituição para ensinar a sua arte às senhoras e senhoritas. (...)


http://www.gilsonfreire.med.br/tute/index.php?option=com_content&view=article&id=27&Itemid=34

. . . .

Onde ocorreu o fato?

Segundo o autor, o local hoje se encontra em ponto na avenida Sílvio Menicucci, nas proximidades da rua Benedito Valadares. Quanto ao restante da história, eu cheguei a ver o álbum do italiano nos arquivos do Museu Bi Moreira, embora antes de conhecer estes fatos. Quem era a moça, eu realmente não sei. Será que era uma estudante do Colégio de Lourdes?

2 comentários:

  1. Muito triste e interessante. Não consegui identificar o local. Onde fica (ou ficava) a tal ponte de madeira sobre a EFOM? Há alguma suspeita sobre quem teria sido a beldade causadora desse infortúnio? Era moça daqui?

    ResponderExcluir
  2. Luiz T Silva ! Comprei em 62 se não me engano a data, aque sítio no caminho da ESAL...Vendi o mesmo e como precisava de um carro que foi sorteado no primeiro consórcio criado no Brasil pela AABB de Belo Horizonte, do qual participava...Ofereci o dinheiro da venda com ágio, o primeiro também, e fiquei com o carro para me encontrar com minha namorada em Nepomuceno... Hoje, estou morando aquí na fazenda e me casei...De uma certa maneira o negócio que fiz, contribuiu para meu casamento...Abraços e parabens pelo seu exelente trabalho...Meu apelido no Banco do Brasil era De Gaule, posto pelo MIelo...Tenho também um blog, mas que nao chega nem aos pés do seu...(Victorvap@blogspot.com)(Victorvapf)

    Abraços , victor angelo pinto Ferreira (Imail. papainositio@hotmail.com)

    ResponderExcluir