sábado, 15 de dezembro de 2018

Por que os sinos das igrejas tocam ao meio-dia?

Sino da Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Há mais de 500 anos, a tradição de se tocar os sinos das igrejas ao meio-dia é observada. Esta tradição é observada também em Lavras, cujos sinos da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, fundidos em 1928, também são tocados. Você sabe o por quê disso?


Em 1456, a cidade de Belgrado, Sérvia, estava sob sítio de tropas otomanas. O papa Calixto III ordenou então que os sinos de todas as igrejas européias fossem tocados ao meio-dia, como um chamado aos fiéis para rezar pela defesa da cidade.

De fato, três anos antes, as forças do sultão Maomé II, o Conquistador, havia tomado Constantinopla, evento que marcou o fim do Império Bizantino e o marco de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. O sultão otomano continuou sua expansão territorial na Europa, mas acabou sendo batido em Belgrado pelas tropas católicas lideradas por João Corvino e o frei João de Capistrano.

Nos lugares mais distantes da Cristandade, como a Inglaterra e Ibéria, as notícias da derrota muçulmana em Belgrado chegaram antes do pedido papal, assim a prática de tocar o sino às 12 horas foi atribuída como uma comemoração da vitória cristã.

Como o papa não retirou a ordem, as igrejas católicas e também algumas congregações protestantes e ortodoxas mantiveram o costume comemorativo até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário