sexta-feira, 13 de julho de 2018

Lavras 150 anos: Uma noite de Cultura, Música e História!



Saudações!

Convido a todos para uma Noite Cultural muito especial, com Cultura, Música e História!

Em homenagem aos 150 anos da cidade de Lavras, será feito o lançamento do livro "História Geral de Lavras, vol. I ", de Geovani Németh-Torres.

A noite contará também com o recital "Viagem Musical de Spix e Martius", promovido pelo conjunto Lachrima Antiqua.

Participem! 

Dia: 13 de julho de 2018 (sexta-feira)
Horário: 19h30min
Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Lavras (MG)

Notícia completa:

Acontece no próximo dia 13 de julho, sexta-feira, às 19h30min, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o lançamento do livro “História Geral de Lavras, vol. I”, de Geovani Németh-Torres. A publicação do livro, o sexto sobre a História local escrito pelo autor, marca as comemorações do Sesquicentenário da Cidade de Lavras neste ano de 2018. 

O lançamento também contará, em sua abertura, com o momento musical “Viagem Musical de Spix e Martius”. Este recital será executado pelo conjunto Lachrima Antiqua, sendo um programa de músicas coloniais brasileiras inspirado nas canções coletadas pelos dois ilustres naturalistas bávaros que visitaram a freguesia de Lavras há exatos 200 anos, em 1818.

O lançamento também contará, em sua abertura, com o momento musical “Viagem Musical de Spix e Martius”. Este recital será executado pelo conjunto Lachrima Antiqua, sendo um programa de músicas coloniais brasileiras inspirado nas canções coletadas pelos dois ilustres naturalistas bávaros que visitaram a freguesia de Lavras há exatos 200 anos, em 1818.

Informações sobre o livro:

Em 1868, o Brasil era um Império que, junto de seus aliados, travava guerra contra a agressão do Paraguai. A ferrovia já era uma realidade, e novas estradas de ferro se expandiam a várias localidades, bem como a produção de café. Ainda havia escravos em nosso país, embora medidas em prol da abolição já começassem a ser discutidas.

Lavras do Funil era então uma vila cujos habitantes estavam empenhados no progresso e prosperidade da terra. Havia preocupação com a saúde, demonstrada pela construção da Santa Casa de Misericórdia, e também a canalização de fontes de água que abasteceriam o núcleo urbano. Tais medidas foram salutares para permitir seu contínuo crescimento, antecipando também a visão de um futuro brilhante, quando naquele mesmo ano receberia Lavras o título honorífico de cidade. Hoje, quando se comemora o Sesquicentenário desta elevação, é um momento mais que oportuno para celebrar nosso passado com a honra de buscar conhecê-lo.

É sabido, contudo, que a História de Lavras se iniciara muito tempo antes, conforme atestam vestígios arqueológicos encontrados nas redondezas. Deste passado remoto, pouquíssimas informações eram conhecidas, e este livro traz, pela primeira vez, dados relativos à “pré-história lavrense”. Falando em fatos inéditos, a presente publicação é repleta destes. Não é exagero dizer que a histografia dos primórdios de Lavras até o Século XIX resumia-se há cerca trinta páginas. Agora são trezentas.

Essa ampliação foi possível graças à disponibilidade de novas fontes acessíveis devido aos avanços tecnológicos. Com a Internet, atualmente é possível pesquisar em arquivos coloniais de difícil acesso como, por exemplo, o da Torre do Tombo, em Portugal, algo praticamente impossível décadas atrás para um historiador de Lavras. O aumento do número de fontes alarga também os horizontes de pesquisa, até então restrito às memórias orais e aos trabalhos clássicos, o que proporcionou e certamente ainda proporcionará muitas descobertas interessantes.

Foi assim que buscamos respostas a questionamentos de longa data, como sobre as origens do povoamento, informações dos primeiros povoadores, a vida religiosa – incluindo uma curiosa passagem da Inquisição por aqui –, além de muitas revelações inéditas sobre a turbulenta situação política local na primeira metade do Século XIX, ao que foi seguida por era de prosperidade econômica, social e cultural durante o período do Segundo Reinado.

Ao longo de oito meses de levantamentos, procuramos realmente encontrar todas as informações nos livros e bancos de dados que pudessem compor um quadro geral da História de Lavras de forma sintética e acessível a todos os públicos. Dado ao tamanho da pesquisa, nos foi necessário dividir a obra em mais de um volume, sendo o recorte deste primeiro se concluindo em 1889, quando é proclamada a República. Outro motivo para esta escolha é devido ao fato que o período posterior possuir evidentemente muito mais fontes espalhadas em arquivos lavrenses ainda em processo de organização. À medida que estes estiverem acessíveis aos pesquisadores, daremos continuidade à História Geral de Lavras, história essa que é patrimônio de todos nós.

Informações sobre o autor:

Geovani Németh-Torres é historiador pela Universidade Federal de São João del-Rei. Nascido em Lavras, é professor concursado da rede municipal desde 2011, onde atua no Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET). A partir de janeiro de 2017 é também historiador na Casa da Cultura, Divisão de Memória e Patrimônio. É conselheiro titular do Patrimônio Cultural e também da Cultura e do Turismo.

Para se manter informado de outros detalhes do lançamento, confira a chamada no Facebook, neste link!


Nenhum comentário:

Postar um comentário