sábado, 29 de julho de 2017

Primeiras Cervejas vendidas em Lavras

No último final de semana ocorreu o excelente "I Festival de Cultura e cervejas artesanais de Lavras - Cult Beer", evento gratuito criado para unir gastronomia e cervejas artesanais a atividades culturais como música, teatro, exposições, manifestações artísticas e oficinas, totalizando 22 atrações na Praça Dr. Augusto Silva.

Ficamos curiosos para descobrir um pouco sobre a história da cerveja em Lavras, que é bem antiga. De fato, até o Século XIX a cachaça, o vinho e alguns licores eram as bebidas alcoólicas mais apreciadas por essas terras, quando na década de 1880 o hábito de tomar cerveja começou a se generalizar. O primeiro cervejeiro lavrense provavelmente foi José Ernesto Coelho, filho de Francisco Joaquim Coelho, o qual produzia o vinho Paraguassú, que recebeu medalha de ouro na Exposição Mineira de 1870. José Ernesto tinha em 1881 fábricas de cerveja em Lavras e em São João del-Rei.

Além da produção local, cervejas estrangeiras eram comercializadas em Lavras. Cerca de 130 anos atrás, em setembro de 1887, era inaugurado o "Bazar do Barateiro", de Inácio Rodrigues Cruz, que ficava em algum lugar da parte alta da atual Rua Prof. Azarias Ribeiro.

O estabelecimento anunciava a venda de um vasto sortimento de mercadorias, dentre elas as cervejas Strasbourg, Hansa e Vienna. Na internet encontramos algumas imagens destas marcas, sendo que a Gruber Strasbourg existiu entre 1855 e 1965 e a Hansa-Brauerei, de Dortmund, desde 1870 ainda hoje é comercializada.

Hansa-Brauerei


Gruber Strasbourg
---

Referências:

-- "Almanach Sul Mineiro", 1884.
-- "O Lavrense", n. 30, 11 set. 1887.

Nenhum comentário:

Postar um comentário