sábado, 3 de dezembro de 2016

História do Campestre Clube

CAMPESTRE CLUBE CELSO BAPTISTA DIAS 

Em meados do ano de 1972, alguns jovens ligados ao Fabril Esporte Clube, quando reunidos, imaginavam e sonhavam com o prolongamento do Estádio "CEL. Juventino Dias Teixeira", na direção de um terreno de propriedade da Cia. Fabril Mineira, que todos conheciam como "Lagoa do Angola". 

Pois bem. O sonho começou a transformar-se em realidade quando este grupo de fabrilenses, procurando o empresário Celso Baptista Dias, sócio/acionista e diretor superintendente da Fábrica de Tecidos, conseguiu autorização para construção de uma piscina em terreno próximo a Lagoa do Angola. De início, organizaram-se para procurar entre os fabrilenses e moradores próximos ao local, colaboração financeira para iniciar a construção da piscina. Entretanto, os valores arrecadados foram logo consumidos sem que o projeto inicial fosse concluído. 

Os responsáveis pelo projeto resolveram então, procurar novamente o empresário Celso Baptista Dias, para comunicar-lhe das dificuldades financeiras e, naturalmente pedir o seu apoio para que as obras fossem reiniciadas. Combinaram uma reunião nos escritórios da Cia. Fabril Mineira, com a participação de todos os envolvidos, e, principalmente, dos executivos da Cia. Fabril Mineira.

Na reunião, por sugestão do Sr. Celso B. Dias, foi organizada e votada pelos presentes a primeira diretoria de um futuro clube, que, à pedido do Sr. Celso, seria composta por pessoas ligadas à diretoria da empresa. Eleita a primeira diretoria, comandada por pessoas então ligadas à Fabril, os horizontes se abriram e, aconteceu a união, "Campestre Clube e Cia Fabril Mineira". 

A diretoria do clube, decidiu em reunião que somente com a admissão de sócios proprietários que pagariam uma valor pela cota, o clube poderia atingir os objetivos estabelecidos: conclusão da obra da piscina principal, quadras de voley e basquete, construção de uma área gramada para o campo de futebol, recuperação da lâmina de água da Lagoa, construção da piscina infantil, dos vestiários feminino e masculino, quiosques e churrasqueiras e demais serviços necessários para conforto dos associados. 

Com a garantia de que os recursos financeiros estavam programados e seriam suficientes para execução de todas as obras, e também com o suporte da Cia. Fabril Mineira nas áreas de parte elétrica, bombeiro hidráulico, carpintaria e veículos para transporte de materiais, os objetivos foram alcançados rapidamente, com término das obras em tempo recorde. 

O Campestre foi inaugurado festivamente no dia 18 de março de 1973, com a presença das mais altas autoridades civis e militares de Lavras, do Exmo. Sr. Dr. Alysson Paulinelli, então secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Diretores da Cia. Fabril Mineira e Cimento Portland Cauê, sócios proprietários, visitantes e familiares dos sócios. 

Deve-se destacar na história do clube, a figura do patrono, Sr. CELSO BAPTISTA DIAS, que empresta o seu nome ao Clube, e que será sempre lembrado como seu principal idealizador e incentivador. 

Fonte: (Texto escrito por Antônio Goulart) 

Em tempo: O Sr. Antônio Goulart recebeu da Cia. Fabril Mineira e dos sócios proprietários a responsabilidade de ser o primeiro presidente do Campestre Clube, sendo também aquele que comandou todas as iniciativas para que o clube fosse construído e inaugurado. Grande batalhador e idealista, fez todo o esforço necessário em prol da construção e também na direção do novo clube em seus primeiros anos de atividades. 

Fonte: Afonso de O. Andrade

:=:=:

Internet: Site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário