quinta-feira, 7 de abril de 2016

Novo Sócio Correspondente do IHG de São João del-Rei (jornalista Passos de Carvalho)

O presidente da Academia Lavrense de Letras, José Passos de Carvalho, recentemente realizou palestra no Instituto Histórico de São João del-Rei, instituição do qual é agora sócio correspondente.

Ao colega historiador de Lavras, nossos cumprimentos! 

Segue notícia:


Braga finalizou a sua saudação a Passos de Carvalho com a seguinte observação: "Os seus amigos do IHG de São João del-Rei querem manifestar a sua alegria pela valorização a que a ALL faz jus, durante a sua profícua e valorosa presidência, sendo reconhecida como entidade de inegável mérito cultural, digna de todas as honrarias e reconhecimento público." E acrescentou que, em nome do sodalício, queria agradecer ao palestrante o púlpito e banner doados naquela data para serem utilizados doravante em suas reuniões. Passos de Carvalho, em breves e singelas palavras, explicou que aquela doação podia ser atribuída não só a ele, mas também ao Coronel Jesus Milagres e Francisco Braga, sócio correspondente da Academia Lavrense de Letras.


Passos de Carvalho profere sua palestra no IHG-SJDR

O jornalista e Acadêmico José Passos de Carvalho foi convidado a tomar seu lugar na tribuna, o qual deu então início à sua palestra intituladaORIGENS DA MILÍCIA DE TIRADENTES, com duração previamente estabelecida de uma hora. Trata-se de tarefa muito difícil tentar resumir um assunto vasto e complexo que constitui um dos alentados livros do jornalista e escritor Passos de Carvalho.

Segundo o palestrante Passos de Carvalho, antes de 1775, as tropas que tínhamos eram compostas de portugueses e pagas pela Metrópole que aqui circulavam em nome do soberano português.

Chegando a Minas Gerais o governador Antônio de Noronha, Coronel de Infantaria do Exército Português, resolveu extinguir toda tropa existente, criando em 09 de junho de 1775 o RRCM-Regimento Regular de Cavalaria de Minas, com armamento adequado, oficiais e praças mais instruídos, remuneração paga pela própria Capitania e o corpo criado com estrutura semelhante ao Exército da Metrópole, com comandante, estado-maior, etc. Esse Regimento foi instalado em Cachoeira do Campo, município de Vila Rica, composto de oito companhias de cavalarias, sendo que a Sexta Companhia foi destacada em São João del-Rei, onde serviu o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, sob as ordens do Tenente Coronel Francisco de Paula Freire de Andrade.

Vários nomes designaram a corporação e inúmeros comandantes exerceram o cargo de Comandante Geral, sendo que o primeiro Coronel da Corporação a comandá-la foi Álvaro Alvim de Menezes, em 1936. Em 1946 recebeu a designação de Polícia Militar de Minas Gerais, por força da Constituição Federal de 1946.

Atualmente a Corporação está nos 853 municípios mineiros, com atuação permanente e dentro de suas atribuições legais, agindo preventiva e repressivamente, se necessário.

Passos de Carvalho propôs que saudássemos Tiradentes, rememorando o seu nascimento em 1746 na Vila de São João del-Rei, com batismo em 12 de novembro do mesmo ano, conscientizando-nos de sua participação na vida militar e sua liderança inconteste na Conjuração Mineira, o qual acabou sendo executado, por seus ideais libertários, no final da manhã de 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, no Rio de Janeiro.

Tiradentes, esse invicto são-joanense, mineiro por excelência, teve sua infância na Fazenda do Pombal, onde nascera até perder a mãe aos 9 anos e o pai aos 11, passando a morar com seu padrinho, tendo iniciado o trabalho ainda jovem para sua sobrevivência. Foi um vulto ímpar e ainda continua sendo fonte e luz de inspiração para nós que acreditamos no País onde nascemos.

Concluída a palestra, Passos de Carvalho foi muito aplaudido pelos confrades presentes por sua palestra rica em pormenores históricos e genealógicos, tendo recebido um elogio público por parte do presidente do IHG e do Comandante da 13ª RPM.

Foi franqueada a palavra a quem quisesse dela fazer uso. O confrade Murilo Geraldo de Souza Cabral declamou um texto de Osho que recomendava sempre fazer a opção por coisas que fizessem nosso coração vibrar. Em seguida, relatou como a confreira Ana Cintra e ele salvaram do vandalismo uma placa sobre um pedestal, ambos de ferro, que mostrou a todos os presentes e que constituíam uma homenagem da municipalidade são-joanense por ter caminhado de Taubaté a São João del-Rei em 2004, celebrando os 300 anos do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar, objeto da capa da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, volume XI, Ano 2005.

A seguir, foi lido o relatório, que analisou o currículo e outros documentos entregues pelo interessado, da comissão constituída de três confrades designados: Francisco José dos Santos Braga, Nêudon Bosco Barbosa e José Cláudio Henriques,  sob a coordenação do primeiro, em conformidade com os Estatutos do sodalício.

Francisco Braga mencionou que, na solicitação de ingresso no quadro de Sócios Correspondentes do IHG, o candidato José Passos de Carvalho relacionou os seguintes motivos de pertencer à Casa de Cultura são-joanense:
a) estava convencido de que o IHG são-joanense é uma entidade de respeitabilidade nacional, administrada por pessoas íntegras na busca da pesquisa histórica e geográfica;
b) tinha interesse nas atividades desenvolvidas ali, pois há mais ou menos quarenta anos vinha desenvolvendo pesquisa histórica, possuindo livros publicados de sua autoria;
c) acreditava que sua chegado àquela Instituição poderia acrescentar mais conhecimentos aos seus trabalhos de pesquisa, permitindo-lhe descrever os acontecimentos do nosso passado com a maior fidelidade possível;
d) sabia que o ingresso no IHG são-joanense, de notória respeitabilidade, exigiria dele moldar seus desejos aos interesses estatutários daquela Instituição; e
e) acreditava que seus conhecimentos poderiam ser ampliados e adquirir melhor qualificação descritiva, haja vista o aprendizado que circulava e existia dentro daquela Casa de Cultura.

A comissão constatou ainda, com base nos documentos apresentados, que a principal ocupação do interessado era constituída pelo jornalismo, pela atividade literária e pela pesquisa. Depois de apreciar sua formação acadêmica, o relatório concluiu que, dentre os inúmeros cursos que tinha frequentado na sua juventude, dois foram os cursos que iriam direcionar toda a sua vida, a partir de então: 
a) em 1979: curso de Cabos da Polícia Militar de Minas Gerais no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, em Belo Horizonte;
b) inúmeros cursos de especialização em jornalismo em Brasília (1980) e São Paulo (1982);
c) em 1984: curso de Administração de Cruz Vermelha no órgão central da Cruz Vermelha Brasileira no Rio de Janeiro. 

A comissão relatou as diversas entidades de que o interessado participava como membro ativo: ABI-Associação Brasileira de Imprensa, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de MG, Cruz Vermelha Brasileira, Sociedade Teosófica Internacional, bem como AMORC-Antiga e Mística Rosacruz.

Foi também relatado que o interessado tinha militado em inúmeros órgãos da imprensa escrita e falada, cabendo destacar "A Gazeta de Lavras", onde exerceu a atividade jornalística como redator-chefe no período de 1989 a 1991, e a "Rádio Universitária FM UFLA", no período de 1985 a 1990. Digno de nota era também o fato de ter sido proprietário e diretor redator-chefe do jornal A GAZETA, jornal fundado em Lavras em 25/03/1988.

Várias condecorações e distinções foram também recebidas e citadas no seu currículo. Mencionou ainda que participava, como membro ativo, da ALL-Academia Lavrense de Letras, onde atualmente exercia a presidência, e da AFL-Academia Formiguense de Letras.

Entre suas obras escritas, fruto de sua experiência profissional, citou os seguintes livros publicados: Epítome Histórica da Cruz Vermelha, Fundamento Histórico do 8º BPM; Técnicas e Normas de Reportagens e Fragmentos Históricos da Milícia de Tiradentes.

A comissão finalizou o relatório com seu parecer conclusivo e favorável ao ingresso de José Passos de Carvalho no quadro social do IHG de São João del-Rei, na categoria de Sócio Correspondente, considerando as finalidades específicas do IHG-SJDR, com base em seu Estatuto.

Submetido o relatório ao escrutínio dos confrades presentes, José Passos de Carvalho foi admitido como Sócio Correspondente, por unanimidade, recebendo dos confrades presentes palmas e cumprimentos pela sua admissão.

Nada mais havendo a tratar, o presidente José Cláudio Henriques deu por encerrada a reunião, pedindo uma salva de palmas para o Pavilhão Nacional.

Fonte: http://ograndematosinhos.com.br/noticias/805.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário