quarta-feira, 2 de março de 2016

Lavrense vai ministrar palestra no Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei

Fonte: http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=13072&catn=1

Publicada em: 01/03/2016 13:50 - Atualizada em: 01/03/2016 19:30
Lavrense vai ministrar palestra no Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei
Presidente da Academia de Letras de Lavras vai fazer palestra no Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei
Passos de Carvaho (Fotos: Jornal de Lavras)

 
(35) 99925.5481....@jornaldelavras... jornaldelavras...@jlavras....jornaldelavras
"A Academia Lavrense de Letras é hoje a mais atuante do interior de Minas", quem disse isso foi o escritor e presidente da Academia Mineira de Letras Olavo Celso Romano, que veio a Lavras a convite do presidente José Passos de Carvalho, para a solenidade de posse de novos membros, solenidade que reuniu centenas de pessoas no Clube de Lavras na noite de 30 de janeiro deste ano.
Olavo tinha razão quando afirmou que a Academia de Letras de Lavras era a mais atuante, isso se deve ao trabalho desenvolvido pelo presidente José Passos de Carvalho e sua equipe, que é motivada pelo entusiasmo do presidente. Passos de Carvalho é também membro da Academia Formiguense de Letras, ele é natural daquela cidade e foi indicado para ocupar uma cadeira naquela academia.
Passos de Carvalho é autor de três livros, é jornalista e já publicou centenas de artigos em jornais de Minas e outros estados. Ele é reformado da Polícia Militar de Minas Gerais, instituição que sempre que tem oportunidade enaltece. Atualmente ele se dedica a um trabalho árduo, o de reunir documentos, fazer entrevistas, trocar correspondências, fazer viagens, pois está escrevendo a árvore genealógica da família Carvalho.
A pesquisa deu início com Maria da Caridade, uma das três Ilhoas. Júlia Maria da Caridade e suas duas irmãs açorianas – Antônia da Graça e Helena Maria de Jesus - migraram para o Brasil, onde aportaram por volta de 1723, fixando residência em Minas Gerais, onde se tornaram troncos de antigas, tradicionais e importantes famílias.
Hoje ele passa horas debruçado em cima de livros e documentos antigos fazendo pesquisa, que segundo ele, "todos os dias tem uma surpresa, uma descoberta nova". Passos tem um escritório de três cômodos, onde se vê livros, documentos, fotografias e um pequeno museu particular que montou para sua apreciação e das pessoas que vão vista-lo, no museu tem de tudo um pouco. Em outra sala ele tem diversos aparelhos de radio amadores antigos.
Ele é talvez o maior memorialista de Lavras, mas com certeza podemos afirmar que é o maior conhecedor da história da Polícia Militar de Minas Gerais. Conversar com Passos de Carvalho é enriquecer, é adquirir conhecimento, sobretudo da história, tanto que no próximo dia 6 de março ele vai ministrar uma palestra no Instituto Histórico e Geográfico de São João del-Rei, ele foi convidado para falar sobre a história da Polícia Militar de Minas Gerais.
Passos de Carvalho é uma pessoa que gosta e faz questão de levar uma vida simples e tranquila, a tranqüilidade que ele encontra em seu escritório no meio de seus livros, documentos antigos e museu particular, além de desfrutar de pequeno quintal de sua casa, que apesar da pouca dimensão, tem uma variedade de árvores, plantas ornamentais e um pequeno tanque com uma fonte que oxigena a água para alguns peixes ornamentais, é um recanto de paz e de harmonia, onde ele busca inspiração para escrever.
www.jornaldelavras.com.br - A informação a um click de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário