sábado, 3 de outubro de 2015

Trem de Passageiros entre Lavras e Três Corações

TREM DE PASSAGEIROS ENTRE LAVRAS E TRÊS CORAÇÕES - RELEASE


O Sul de Minas está prestes a ter de volta um pouquinho do que foi perdido há vários anos atrás: trens carregando gente. Pelo esforço de anos de vários entusiastas do transporte ferroviário, Lavras e Três Corações podem começar a se preparar para andar novamente de trem. Este trem poderá se chamar “EXPRESSO DO REI”. 

Por meio de acordo recente com a FCA, o CFVV-Circuito Ferroviário Vale Verde, entidade não governamental com sede em Lavras, foi autorizado a preparar as condições para operar um trem de passageiros entre as duas cidades, já que a linha está sem trânsito de carga há mais de ano. Paralisar completamente o trânsito tem sido a senha para a destruição, roubo de trilhos e equipamentos, e invasões de inúmeras linhas pelo Brasil a fora. Para evitar este destino só existe uma receita: circular. E é isto o que se fará entre Lavras e Três Corações com uma composição de caráter eminentemente turístico. Os cerca de 90 km de distância serão vencidos com material rodante a serem cedidos pela própria FCA, em viagens que inicialmente se restringirão a sextas, sábados, domingos e feriados. E estudos de viabilidade econômica mostram que já com duas viagens nestes dias o empreendimento se paga e se mantém. 


A composição rodará entre a Estação Central de Três Corações e a Estação Costa Pinto em Lavras. A Estação Costa Pinto foi reformada por volta de 2002, se encontra em muito bom estado e necessita de poucas adequações para voltar a cumprir seu papel original. Já a Estação de Três Corações, se encontra em estado mais precário, necessitando de uma reforma bem mais ampla. Coincidentemente, entretanto, sua reforma já está equacionada do ponto de vista financeiro, por meio de emenda parlamentar federal, e o inicio destas reformas depende apenas da assinatura da cessão do imóvel para os cuidados do Município.


A data de inicio de circulação está ainda indeterminada, pois tramites burocráticos, como a autorização da ANTT, ainda devem ser vencidos. Mas, o mais importante é que as condições necessárias estão postas na mesa: a linha está em boas condições e sem uso concorrente, a FCA cederá o material rodante onde a Prefeitura de Três Corações já se prepara para a reforma da Estação. Em Lavras igualmente a Secretária de municipal de Turismo devera ser a parceira responsável pela adequação do espaço e exploração do turismo receptivo no local, excetuando a parte que deverá ser destinada a operação de venda de passagens e a área de embarque e desembarque, que são de acesso exclusivo do operador ferroviário. As duas cidades entrarão para história na região Sul de minas, ao serem ligada pelo mais longo trem turístico do estado. Este percurso proporcionará o desenvolvimento do turismo rural, turismo de aventura, turismo comercial e cultural, em seu trajeto de 89 km que vai alavancar o desenvolvimento entre elas, mas também proporcionará indiretamente o desenvolvimento das cidades circundam o entorno desta ferrovia em um raio de 100 km.


Mas para as novas gerações de brasileiros o transporte ferroviário de passageiros é coisa de estórias, onde somente as gerações anteriores tiveram o privilégio de viver o trem. Hoje, porém, com a reimplantação do trecho Lavras – Três Corações, o Brasil chega um pouquinho mais para perto de onde não deveria ter jamais saído.

Este é um sonho antigo de todos os moradores de nossas cidades, sonho que o CFVV encarou com determinação e objetividade para que pudéssemos chegar onde chegamos neste momento. 

Diretoria do CFVV- Circuito Ferroviário Vale Verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário