sábado, 5 de setembro de 2015

Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento

Geovani Németh-Torres, Março de 2011 (atualizado em Agosto de 2015) 

 * Publicado na Wikipédia

O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET) é um centro de Educação Especial idealizado pela educadora Zenita Guenther como um espaço físico e social estruturado para a dinamização da metodologia CEDET – “Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento”, cuja proposta é construir um ambiente de complementação e suplementação educacional de apoio ao aluno dotado e talentoso matriculado em diferentes escolas, nos diversos sistemas e níveis de ensino [2]. 

A organização do CEDET apóia-se em um referencial teórico construído em bases derivadas do pensamento humanista em Educação, como documentado em Helena Antipoff, Abe Maslow, Art Combs, seus seguidores e colaboradores. Nessa maneira de pensar, a Educação abraça o compromisso de proporcionar oportunidade, intencionalidade e direção ao projeto educativo da criança talentosa e mais capaz, centrado não especificamente nos sinais de talento captados, mas nas áreas básicas à formação humanista: a própria pessoa (autoconceito); convivência com os outros (conceito do Outro) e relações com o ambiente (visão de mundo) [2]. 

O referencial pedagógico da metodologia CEDET apoia-se basicamente em elaborar um plano individual de trabalho para cada criança identificada, de acordo com seu domínio de potencial, respondendo às suas necessidades e interesses, e integrado ao trabalho da escola regular. 

Ao longo de seus mais de vinte anos de trajetória, o CEDET conquistou reconhecimento pelos bons resultados alcançados na identificação e desenvolvimento de crianças com sinais de capacidade superior em algum domínio de capacidade humana [3][4], sendo objeto de reportagens em importantes veículos de comunicação nacionais, como o Globo Repórter, as revistas Época [5] e Superinteressante [6], além de um documentário de 2009 produzido pela TV Câmara de Brasília [7]. 

Atualmente existem centros de educação especial adotando a metodologia CEDET nas cidades de Lavras (MG), Assis (SP), Poços de Caldas (MG) e São José do Rio Preto (SP) [8]. 

Unidades 

CEDET/Lavras 

A trajetória do CEDET inicia-se em 1992, com apoio do Rotary Club, quando então fora planejado como um centro comunitário. No ano seguinte, em 4 de junho de 1993 o CEDET foi incorporado oficialmente à prefeitura de Lavras através de uma lei municipal. Já em 1998 o Centro era reconhecido como referência nacional pela Secretaria de Educação Especial do MEC. Em 2003, frente a dificuldades com o poder político, o CEDET foi assumido como responsabilidade civil e técnica da Associação de Pais e Amigos de Apoio ao Talento (ASPAT), e em 2005 foi devidamente re-vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Lavras [9]. Cerca de quinhentas crianças são anualmente atendidas pelo CEDET de Lavras [1]. 

CEDET/Assis 

O atendimento às crianças e jovens com capacidade elevada em Assis nasceu da iniciativa da Universidade Estadual Paulista (UNESP) campus de Assis, que recebe da prefeitura e da Secretaria Municipal da Educação apoio para a implantação do CEDET em março de 2009. O CEDET/Assis tem sede própria e está presente em 21 escolas municipais, 12 escolas estaduais e 2 escolas particulares do município e oferece intervenção educativa a cerca de 180 estudantes em desenvolvimento de planos individuais [8]. 

CEDET/Poços de Caldas 

O CEDET/Poços de Caldas nasceu da iniciativa do rotariano João Otávio Veiga, que conheceu os ideais do CEDET/Lavras, e em 2009 recebeu da prefeitura e Secretaria Municipal de Educação apoio para implantação do CEDET. Em 2010, o CEDET instala sede própria e é oficialmente criado por lei [10]. Atualmente, o CEDET/Poços de Caldas atende 19 escolas do sistema municipal, e o trabalho direto alcança um total de 217 alunos, sendo 160 inscritos em plano individual, e 57 em processo de identificação de domínios de capacidade [8]. 

CEDET/São José do Rio Preto 

O CEDET/São José do Rio Preto nasceu da comunhão de diversas pessoas engajadas em ofertar um trabalho voltado ao desenvolvimento de alunos com “algo a mais” e do objetivo específico de encontrar uma metodologia apropriada para a identificação desse público-alvo na rede municipal. Em 2009, a Secretaria Municipal de Educação atenta à demanda criada pelo Ministério da Educação a incluir alunos com altas habilidades/superdotação aos serviços de Atendimento Educacional Especializado (AEE), convidaram Drª Zenita Guenther para uma reflexão com gestores educacionais do município e região. Em 2011 o CEDET de São José do Rio Preto instala-se no Complexo Integrado de Educação Ciência e Cultura (CIECC) e começa a divulgação do projeto na comunidade escolar e famílias, a capacitação dos facilitadores e professores, a coleta de dados de observação nas escolas e o levantamento dos primeiros grupos de alunos sinalizados. Em 2012, inicia-se o trabalho direto com os primeiros grupos de alunos e o CEDET/São José do Rio Preto, que é criado oficialmente [11]. Atualmente, o CEDET vem atendendo progressivamente o sistema municipal e estadual de ensino (abrangendo 29 escolas de um total de 35 municipais e 47 estaduais), formando um grupo de 71 alunos, sendo 43 com planos individuais de trabalho em andamento e 28 em iniciação [8]. 

Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento 

A Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT) é uma entidade de direito civil, e reconhecida de utilidade pública, com responsabilidade técnica e executora civil do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET). A ASPAT nasceu da necessidade de se congregar pais de crianças demonstrando capacidade superior e talento, além de outras famílias, pessoas, instituições e forças positivas da comunidade, para prover base de assistência e sustentação ao programa desenvolvido pelo CEDET, e assistir na divulgação e expansão do ideário próprio à educação e desenvolvimento de capacidade superior e talentos em nosso país. 

A ASPAT foi constituída em outubro de 1993 na cidade de Lavras, Minas Gerais. É uma sociedade civil, sem fins lucrativos, e tem seus objetivos, e dinâmica de funcionamento, estabelecidos em regras estatutárias próprias. Em sentido geral destina-se a apoiar e conscientizar seus associados, bem como a comunidade, sobre a temática do desenvolvimento do talento, assistir ao processo educacional necessário a esse desenvolvimento, e pesquisar sobre a educação dos dotados e talentosos. Especificamente a ASPAT tem por objetivo apoiar, direta e indiretamente, o trabalho que realiza o CEDET junto a crianças, alunos das escolas públicas e privadas de Lavras, e algumas cidades vizinhas, que demonstram sinais de dotação e capacidade elevada. A identificação e recrutamento desses alunos é operacionalizado segundo processo científico, estudado e validado pela diretoria técnica da ASPAT, liderada pela Drª Zenita Guenther. A assistência educacional é dispensada no sentido de desenvolver a capacidade e cuidar da formação moral e da personalidade dessas crianças que, quando mal orientadas, podem facilmente se desviar e empregar sua capacidade em atividades, comportamentos e condutas anti-sociais, potencialmente tornando-se mais perigosas que outros indivíduos menos capazes. 

Integra o elenco de atividades da ASPAT a promoção de eventos e situações de enriquecimento e aperfeiçoamento pessoal e profissional destinados, tanto ao preparo e atualização da equipe que dirige o trabalho com as crianças, como dos voluntários, famílias e pessoas da comunidade interessados nesses assuntos e temas. Dentro desse referencial promove intercâmbio com outras entidades afins, para colaboração mútua e troca de experiências, tanto no Brasil como no exterior, notadamente Portugal [12][13], Reino Unido e Estados Unidos. Desde 2005 a ASPAT participa dos programas S-Laropa e do Serviço Voluntário Europeu, em convênio com a União Europeia [14]. 

Encontros Internacionais 

Ao longo de sua história, o CEDET e a ASPAT realizaram dez encontros nacionais e internacionais de educadores de renome na área de Educação Especial. Todos estes eventos ocorreram em Lavras, exceto o VII e o X Encontros Internacionais, realizados em Poços de Caldas. 

Ano
Local
Encontro
Tema
1994
Lavras
I
Educação para Dotados e Talentosos: o Projeto do CEDET
1996
Lavras
II
Focalizando a Criatividade
1999
Lavras
III
Focalizando a Escola Pública
2000
Lavras
IV
Incluindo os Mais Capazes e Talentosos: Comunidade-Escola-Família
2002
Lavras
V
Talento e Capacidade Humana: o Desafio
2008
Lavras
VI
CEDET 15 anos: Dialogando com nossas bases teóricas
2010
Poços de Caldas
VII
CEDET: Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento [15]
2011
Lavras
VIII
A Criança na Família: Dialogando com as Famílias de Crianças Dotadas
2013
Lavras
IX
Inclusão Social dos Mais Capazes: Um olhar além da escola
2015
Poços de Caldas
X
Focalizando o ritmo de produção mental: Aceleração e Avanço Escolar [16]

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[1] Página do CEDET/Lavras

[2] GUENTHER, Zenita Cunha. Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento. Lavras: Ed. UFLA, 2011. ISBN 978-85-8127-000-5 

[3] HELLER, K. A.. International Handbook of Giftedness and Talent (em inglês). 2nd ed. Oxford: Pergamon, 2000. p. 828. ISBN 978-0-08-043796-5. 

[4] ERIKSSON, Gillian. Diversity in Gifted Education: International Perspectives on Global Issues (em inglês). London: Routledge, 2006. Capítulo: Diversity and Gifted Education: four Brazilian exemples. , p. 158-164. ISBN 978-0415361057 

[5] ARANHA, Ana. (20 jun. 2009). "Como educar os gênios". Época (497). Visitado em 29 ago. 2015.  

[6] ÂNGELO, Cláudio. (out 1998). "Brilhantes por natureza". Superinteressante (133). Visitado em 29 ago. 2015. 

[7] SIQUEIRA NETO, Dulcídio. Crianças Capazes. Brasília: TV Câmara, 2009. Página visitada em 29 ago. 2015. 

[8] GUENTHER, Zenita Cunha. Livro de Registros e Documentos do IX Encontro Internacional de Educadores do CEDET/ASPAT. Lavras: ASPAT, 2013. 

[9] Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento. (jun. 2013). "Linha do Tempo". Informativo ASPAT-CEDET (4). Visitado em 29 ago. 2015. 

[10] Poços de Caldas. Lei complementar n. 116, de 20 de agosto de 2010. Dispõe sobre a criação do CEDET - Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento de Poços de Caldas. Visitado em 29 ago. 2015. 

[11] São José do Rio Preto. Lei complementar n. 365, de 24 abril de 2012. Altera dispositivos da Lei Complementar nº 104, de 22 de julho de 1.999. Visitado em 15 ago. 2015. 

[12] Associação Portuguesa das Crianças Sobredotadas. Página da APCS. Visitado em 29 ago. 2015. 

[13] Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação. Página da ANEIS. Visitado em 29 ago. 2015.  

[14] Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento. Página da ASPAT/Lavras. Visitado em 29 ago. 2015. 

[15] CEDET/Poços de Caldas. VII Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos. Visitado em 29 ago. 2015. 

[16] Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento. X Encontro Internacional de Educadores de Dotados e Talentosos. Visitado em 29 ago. 2015. 

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