domingo, 13 de setembro de 2015

(19 de junho) Zenita Guenther

Geovani Németh-Torres, Agosto de 2015 

* Publicado na Wikipédia

Zenita Cunha Guenther, PhD, (Cruzeiro, 19 de junho) é doutora em Psicologia da Educação e mestre em Orientação e Aconselhamento Psicológico pela Universidade South Florida. Há 40 anos vem se dedicando à pesquisa e prática em Educação Especial para Dotados e Talentosos, envolvida na formação de professores em todos os níveis de ensino.

Foi educada na tradição humanista de Helena Antipoff, com quem estudou e trabalhou por vários anos, na Fazenda do Rosário, Minas Gerais. Após o doutorado, ingressou nos quadros da Universidade Federal de Minas Gerais, de onde se aposentou para seguir outros interesses profissionais relacionados ao desenvolvimento de talento e capacidade humana, trabalhando ativamente nessa área, no Brasil, Estados Unidos e Portugal. Participa de eventos, escreve e publica extensamente no Brasil e exterior, tendo como catalisador de suas atividades o Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento (CEDET), que fundou em 1993 em Lavras, Minas Gerais, onde reside [1]. 

É autora de 22 livros e publicações de maior porte, e mais de cem artigos, publicados em revistas especializadas e jornais no Brasil e exterior. Presta colaboração como palestrante, professora convidada e visitante em universidades, faculdades e entidades de preparação de professores, nos vários Estados do Brasil, e Portugal. Atualmente, além de Diretora Técnica da Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento (ASPAT) e supervisora do CEDET, é consultora de várias entidades educacionais, e do movimento da Educação Inclusiva em todo o Brasil; conduz seminários em cursos de Mestrado e Doutorado, orienta e co-orienta mestrandos e doutorandos em Portugal, e no Brasil, participa de teses de mestrado e doutorado em várias universidades nesses países. Presta ainda consultorias e assessorias a vários órgãos públicos, prefeituras e Secretarias de Educação em todo o Brasil. Sua participação ativa no colegiado internacional se expressa por presença nos maiores congressos, eventos e associações como Conselho Mundial para Crianças Dotadas e Talentosas (WGTC) e Conselho Europeu para Capacidade Elevada (ECHA); é membro honorário da Associação Nacional para Estudos e Investigação na Sobredotação(ANEIS) e da Associação Portuguesa para as Crianças Sobredotadas (APCS), em Portugal, e Presidente Honorário do Conselho Brasileiro para Superdotação. Desde 2006 tem sua biografia publicada no “Who is Who in the World”, na área da Educação [2].

:=:=:

[1] RANGNI, Rosemeire de Araújo; COSTA, Maria da Piedade Resende da. (2011). "A Educação dos Superdotados: História e Exclusão". Revista Educação 6 (2). ISSN 1980-6469. Visitado em 27 ago. 2015.

[2] Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento. Página da ASPAT/Lavras. Visitado em 29 ago. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário