sábado, 2 de maio de 2015

Teatro Municipal (1862-1917-1962)



Em 1862, foi inaugurado em Lavras, o Teatro SANT'ANA. Anos mais tarde, o sr. Francisco Pizzolante arrendando o imóvel que pertencia à prefeitura, reformou e construiu o Teatro Municipal, uma réplica do Scala de Milão.


A 17 de fevereiro de 1.917 foi inaugurado, com a ópera " AÍDA" encenada pela Companhia Lírica " ROTOLLI - BILLORO", a primeira a se apresentar em Minas Gerais.


Em 1918 a grande atriz dramática Itália Fausta, em pleno apogeu de sua carreira, se exibiu no " mais luxuoso e confortável teatro do interior do Brasil, perdendo apenas para o Teatro do Imperador, de Petrópolis".


Francisco Pizzolante, realmente, deu à cidade de Lavras uma das mais belas casas de espetáculo, contribuindo substancialmente para a cultura e a arte em nossa cidade.


No Teatro Municipal se apresentaram grandes nomes como: Procópio Ferreira, Bibi Ferreira e Nelson Freire. Foi ali que Wanderléia se apresentou ao público, pela primeira vez, aos 5 anos de idade.


Exatamente 100 anos depois de se erguer uma casa de espetáculos desta natureza, em Lavras, o Teatro Municipal foi demolido.

2 comentários: