segunda-feira, 20 de abril de 2015

(20 de abril) Comendador José Esteves

É o nome do comendador José Esteves de Andrade Botelho uma das tradições mais caras para esta cidade. Foi ele talvez, quem maior influência exerceu em nosso meio social: em todos os melhoramentos auferidos no seu tempo por este lugar, ele figurou como um dos principais iniciadores, como um dos mais esforçados fautores. Espírito admiravelmente atilado, cavalheiro de finíssimo trato, dotado de caráter rígido, de ânimo generoso e de notável atividade, o comendador José Esteves foi o chefe político mais prestimoso do município, o lavrense mais popular de nossa terra.

Em toda sua vida encontramo-lo sempre no nobre posto de servidor do povo. Ocupou no município quase todos os cargos, desde inspetor de quarteirão em 1834 até presidente da Câmara e juiz de direito, como suplente que foi do juiz municipal. Juiz de paz, delegado de polícia, inspetor de instrução, todos esses cargos ele desempenhou com elevada distinção.

De 1837 a 1882, talvez ininterruptamente, ele serviu como vereador, sendo presidente da municipalidade ainda na Vila de Lavras e presidente da primeira Câmara que se elegeu quando este lugar foi elevado à cidade [em 1868].

À sua iniciativa se deve a atual casa da Câmara, adquirida em 7 de março de 1854 por subscrição popular, sendo ele quem adiantou o dinheiro para a compra e subscreveu maior quantia.

Grandemente concorreu ele para a edificação da casa de Misericórdia, de que foi o primeiro provedor; muito auxiliou a grande obra do cemitério em 1853; igualmente cooperou para a construção da casa da instrução e do teatro; coube a ele a iniciativa de se construir em 1844 a Ponte do Funil, que poderosamente influi no comércio desta cidade. Em fim não se aponta aqui um benefício público daquele seu tempo em que ele não houvesse tomado grande parte. A sua vida é um exemplo de civismo digno de imitação.

O Comendador José Esteves morreu aos 73 anos de idade em 20 de abril de 1885.

--//--


Autor: Firmino Costa, Vida Escolar, n. 1.

2 comentários:

  1. Bom dia. O blog é muito interessante, mas algumas informações estão desencontradas. No post do link: http://historiadelavras.blogspot.com.br/2014/09/21-de-setembro-doutor-jose-esteves.html
    afirma-se que o comendador nasceu em 1855. Como ele pode ter participado de tantas ações entre 1834 e 1854? Não teria sido seu pai?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Susiely Alvarenga, são pessoas diferentes: o Dr. José Esteves é filho do Comendador José Esteves.

      Excluir