quinta-feira, 5 de março de 2015

(5 de março) John Henry Wheelock


John Henry Wheelock
(21/01/1898 05/03/1961) 
 John Henry Wheelock nasceu em 21 de janeiro de 1898 na pequena cidade de Colfax em Iowa, Estado americano de grande tradição agrícola. Diplomou-se em 1920 em Agronomia no Iowa State College e em 1921 no Agricultural and Mechanical College of Texas.

Veio para o Brasil em 1922, lecionando na UFLA quando então era apenas Escola Agrícola de Lavras. Trata-se de uma época marcante, pois foi quando se deu a I Exposição Agropecuária e Industrial de Minas Gerais, o lançamento da revista “O Agricultor”, a inauguração do prédio Álvaro Botelho (sede do Museu Bi Moreira) e a organização do Grêmio Agrícola (ancestral do DCE).



Em 1924 Wheelock casou-se com Katherine Bookwalter, brasileira de origem americana nascida em Santa Bárbara do Oeste, São Paulo. Desta união nasceram Leroy King Wheeloch e Johnny Mannington Wheelock, ambos engenheiros.

Em 1926 torna-se o segundo diretor da Escola Agrícola, sucedendo Benjamin Hannicutt, função esta que ocuparia por vários anos em mandatos distintos até a década de 1950. É por isso alcunhado como “O Consolidador” da obra de Gammon e Hannicutt.

Neste período fez várias viagens aos Estados Unidos aprimorando seus conhecimentos científicos e se especializando em Ecologia, Fitopatologia, Agrologia e Fruticultura Sub-Tropical.

“Espírito jovial, temperamento alegre, enfrentava as brincadeiras dos alunos e, quantas vezes não os acompanhou em excursões culturais ou esportivas dando ‘show’ com seus gestos e expressões fisionômicas, ajudadas por aquele sotaque que nunca abandonou”.

Wheelock, sempre simpático ao lidar com a gente simples das áreas rurais de Lavras, era conhecido por estes como “Sô Mister”.

“Missionário dedicado, sempre deu testemunho do trabalho que o trouxera ao Brasil e para o qual se sentia vocacionado e, com isso, tinha o respeito de todos. Possuidor de méritos intelectuais indiscutíveis tinha todos os títulos universitários do ramo da Agronomia de seu país de origem, sendo ainda o primeiro a lecionar Agrologia no Brasil”. Wheelock foi também um dos fundadores do Rotary Club de Lavras. Aos 63 anos faleceu em Campinas, São Paulo, no dia 5 de março de 1961, notícia esta que causou grande comoção aos lavrenses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário