quarta-feira, 10 de abril de 2013

Primeiro Corpo Docente do Colégio Nossa Senhora de Lourdes (1900)


"Começaram no dia 5 do corrente mês [março] as aulas primárias gratuitas do Colégio das Irmãs. O internato e os cursos de ensino secundário terão início no dia 1.º de abril próximo. Como era esperado, chegaram a esta cidade as Irmãs que devem dirigir o Colégio "N. Sr.ª de Lourdes". O povo fez-lhe a mais festiva recepção, indo à estação de Ribeirão Vermelho mais de duzentas pessoas em trem especial, acompanhadas da banda musical "Santa Cecília". Na mesma gare esperavam as dignas Irmãs mais de quinhentas pessoas, entre elas as mais gradas da cidade, com a banda de música "Lira Lavrense". O préstito desfilou desde a estação à cidade, em completa ordem ao espoucar dos foguetes, tocando, revezadamente, as duas bandas. Em frente ao Colégio esteve, por muito tempo, o povo, manifestando ação de graças pelo auspicioso acontecimento. As Irmãs recém-vindas e que vão dirigir o estabelecimento de ensino primário e secundário, são: Evangelista da Piedade (Superiora), Carmelita do Coração de Jesus, Engrácia do Coração de Maria, Tereza de Jesus e Dolores do Coração de Jesus. Acompanharam estas Irmãs educadoras, até a nossa cidade, as Irmãs: Cândida de Jesus Crucificado e Margarida A. do Coração de Jesus, e também o Revdo. Padre Jacques Rosier, Cônego Premostratense, que em breve regressarão". 

Foram meninas entre oito e doze anos as primeiras alunas do Colégio Nossa Senhora de Lourdes. Aliás, dizia o estatuto que haveria bolsas de estudo para órfãs das paróquias do Município. A frequência mostrou-se satisfatória e, já no segundo ano de funcionamento, havia sessenta e uma alunas no curso secundário e trinta e seis na escola pública (curso primário). De acordo com os jornais da época, os exames de aproveitamento escolar foram excelentes.

Fontes:

CIANSP (Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade). O Pioneiro da Serra da Piedade. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1967, p. 260.

NÉMETH-TORRES, Geovani. Os 250 Anos da Paróquia de Sant'Ana: Uma História da Igreja Católica em Lavras. Lavras: Edição do Autor, 2010, p. 61.

VILELA, Marcio Salviano. A Formação Histórica dos Campos de Sant'Ana das Lavras do Funil. Lavras: Indi, 2007, p. 244.

Nenhum comentário:

Postar um comentário