quarta-feira, 20 de julho de 2011

Coleção de Fotos Antigas - Jornal de Lavras

O Jornal de Lavras publicou hoje, dia 20 de julho, um especial sobre o aniversário da cidade de Lavras, ilustrado com 97 fotos antigas.

Não deixe de conferir a reportagem:

http://www.jornaldelavras.com.br/index.php?p=10&tc=4&c=2578

Publicada em: 20/07/2011 11:01 - Atualizada em: 20/07/2011 11:11
Hoje é aniversário de Lavras, da Olímpica, do Serra da Bocaina e da chegada do homem a Lua - veja fotos antigas


Hoje Lavras está comemorando seu aniversário como cidade, ela faz hoje 143 anos.



Hoje é um dia muito especial para Lavras e para os lavrenses, mas é uma data que passa, às vezes, despercebida por muita gente: hoje é o aniversário de Lavras como cidade e como cidade, Lavras está comemorando hoje 143 anos. Esta data de 20 de julho era comemorada até a década de 80, quando o ex-prefeito Maurício Pádua mudou para 13 de outubro, isso porque no dia 13 de outubro de 1831, o arraial de Lavras do Funil ganhou o status de vila, passando então a contar com uma Câmara Municipal.


Como a data de 20 de julho era a mais importante do município, ela era escolhida para diversas outras inaugurações, por exemplo: hoje também se comemora o aniversário da Associação Olímpica de Lavras, a AOL está comemorando hoje 74 anos. A Olímpica foi fundada em 20 de julho de 1937 e teve como sua primeira diretoria aos seguintes cidadãos: presidente, Hélcio Paiva; vice-presidente, Gilberto Duffles; secretário, Geraldo Labarrére; tesoureiro, Maurício Zakhia; diretor de esportes, Altamiro M. Grillo.


Outro que comemora aniversário hoje é o marco geográfico da praça Leonardo Venerando, o "pirulito", ele está fazendo hoje 67 anos. No marco geográfico, inaugurado em 1944, foi afixada uma placa com os seguintes dizeres: "A Lavras e sua Juventude".


O Clube de Lavras também tem motivos para festejar esta data de hoje, pois há 54 anos inaugurava-se a sua nova sede social, o prédio da praça Augusto Silva. Para marcar a data foi descerrada uma fotografia de José Venerando Pereira, o Juca Venerando.


Duas das inaugurações mais recentes nesta data foram a do edifício "Serra da Bocaina" e a do terminal rodoviário "Maurício Ornellas de Souza". O Serra da Bocania foi uma iniciativa do empresário Rajá Ferreira da Silva, da Imperial Construtora. O Serra da Bocaina foi o primeiro edifício com elevadores, com salão de festas, garagem coberta e privativa, elevadores de serviço e social, área de lazer, play-ground e quadras de esportes. Hoje ele está comemorando 34 anos.


O prédio do terminal rodoviário foi inaugurado no dia 20 de julho de 1980, há 31 anos, ele foi construído pelo Expresso Vera Cruz, um projeto do arquiteto Célio Mauro.


Esta data é lembrada também em todo o mundo, pois há 42 anos o mundo parou para ver a descida do homem na lua. Em Lavras e em todo Brasil comemora-se duas vitórias: a chegada do homem ao satélite natural da terra e a primeira transmissão via satélite do Brasil, exatamente a chegada triunfal Armstrong na lua, com a transmissão ao vivo e a narração do repórter Hilton Gomes, da TV Globo.


Mas o 20 de julho também nos traz um pouco de tristeza, também há 42 anos morria em Juiz de Fora o agrônomo, poeta, escritor, jornalista, historiador e esportista Oswaldo Emrich, que foi responsável pela "Independência", um internato do Instituto Gammon que localizava-se onde é hoje o Restaurante Universitário da Ufla (Universidade Federal de Lavras). O Dr. Oswaldo era casado com Eraide Soeiro Emrich e foi um dos primeiros alunos da Escola Agrícola, onde também trabalhou.


O 20 de julho é comemorado também em Aiuruoca e Piumhi, pois a lei provincial 1.520, que elevou a Vila de Lavras à categoria de cidade, também elevou as vilas de Aiuruoca e Piumhi a categoria de cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário