sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Grupo Escolar de Firmino Costa

Em 1907 o antigo prédio construído pela Associação Propagadora da Instrução foi doado ao governo de Minas Gerais para a instalação do terceiro Grupo Escolar do Estado. Para sua direção, foi convidado o famoso educador Firmino Costa, que também escrevia o excelente jornal Vida Escolar, do qual tiramos do exemplar n. 18, de janeiro de 1908, o seguinte comentário:

São apenas transcorridos oito meses que se instalou o Grupo Escolar desta cidade e já aparecem em plena evidência os resultados brilhantes da reforma do ensino.

Até agora o menino, dado como “pronto” na escola pública, pouco excedia nos seus conhecimentos ao saber assinar o nome, em letra garranchosa, de sorte a poder qualificar-se eleitor. Tirando isso quase mais nada: cacarejar uma leitura, escrever ao lojista um bilhete ou uma informação ao doutor era tarefa sempre difícil.

Agora um pirralho do Grupo conversa em sujeito e predicado, faz cálculos mentais e fala em aritmética; não desconhece a geografia e a história de sua terra e – coisa de admira! – entra pelas ciências físicas e naturais, desvendando os rudimentos delas.

Um desses petizes já me falou em Colombo, Anchieta e outros da história pátria com o mesmo desembaraço com que se ufanava de contar, olhinhos vivos e rostinho rosado, que uma planta tem tantas partes, que uma flor tem sépalas e pétalas, estames e pistilo. Tudo isso em oito meses!

Os professores devem estar contentes com os resultados de seus esforços; os frutos colhidos pagam que farte a energia despendida e aí hão de ficar como elemento de prova da excelência do novo método aos espíritos duvidosos e ramerraneiros irredutíveis.

:-:-:-:

CENSO ESCOLAR DE 1907

Total de alunos matriculados na cidade: 727 (405 meninos, 322 meninas).

408 alunos no Grupo Escolar;
172 alunos no Instituto Evangélico;
71 alunos no Colégio Lavrense;
62 alunos no Colégio N. Sr.ª de Lourdes;
14 alunos nas aulas da Irmã Octavia.

:=:

Fonte: Vida Escolar, n. 3, jun. 1907.
Internet: www.museu.ufla.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário